14/06/2009

IRÃO A (DES)ILUSÃO

Joaquim Jorge


A ideia de mudança protagonizada por Mousavi arredando do poder Ahamadinejad desvaneceu-se . Nem sequer houve hipótese de uma segunda volta . A alta participação e o alimentar a hipótese de alterar o rumo do país com reformas : acabar com a discriminação das mulheres ; maiores liberdades civis ; trabalho bem remunerado ; defender os direitos das mulheres e jovens ; etc.
A esperança terminou e a oportunidade perdida . O Irão aparenta ser uma democracia em que o desenvolvimento económico é débil , há muita pobreza , muita corrupção e a brutal corrupção. Os iranianos queriam alguém Mousavi , diferente de Ahamadinejad com um estilo agressivo na política exterior , má gestão económica e com a insistência na produção de energia nuclear para fins não pacíficos.
Durante a votação os iranianos serem impedidos de utilizar os serviços de telemóvel ( SMS ) , desconectado a Internet . Nas mesas de voto os papeis para votar esgotaram , tiveram que esperar horas a fio e desta forma foram impedidos de exercer o seu direito de voto , a jornada eleitoral não foi prolongada . Muitas coisas estão mal explicadas . Proibiram a conferência de imprensa de Mousavi para análise dos resultados ! Proibiram qualquer tipo de manifestações para evitar protestos ! As sondagens no dia de votação em cima das urnas estão proibidas ! Mas ,davam a vitória de Mousavi ou pelos menos a possibilidade de 2ªvolta . Mas os resultados deram a Mahmoud Ahmadinejad 62,6% e Mir- Hossein Mousavi 33,8% . Teerão tornou-se um fervedouro de rumores preocupantes e de agentes anti - distúrbios.