07/05/2009

MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES


Joaquim Jorge


O secretário de Estado-adjunto e da Educação considerou "insólita" a marcação da data da manifestação de professores para dia 30 de Maio.

Sinceramente isto até me faz rir ! O Governo tem feito tudo o que entende e quer em relação aos professores . Põe a discutir com os sindicatos e professores uma figura menor , terceira na hierarquia . Onde está a Ministra da Educação e o secretário de Estado ? O diálogo foi cortado e dificilmente será reatado. O Ministério alega sempre a seriação e exigência em relação aos professores , esquecendo-se de os ouvir e tentar perceber o que se passa com eles. Agora , alegam que a manifestação é perto das eleições europeias , anteriormente se fizessem greve à sexta-feira ou segunda-feira era para terem um fim-de-semana prolongado , etc.
Esta luta de quatro anos tem sido estóica , dura e voraz muitas vezes incompreendida e denegrida . Todavia os professores aí estão contra muitos , principalmente os representantes dos Pais subsidiados pelo Governo mais parecendo , uma sua correia de transmissão . Mas quem diria . o seu número elevado , à volta de 150.000 mil professores é um óbice para o orçamento de estado mas vai com certeza sê-lo para este Governo na hora de votar. O Governo teve um dos maiores erros de cálculo ao pensar que vencia esta classe por cansaço e na sua divisão , procurando arrastar a opinião pública contra os professores. O que me parece é que , a opinião pública está a ficar contra este Governo , por falta de diálogo e imperícia .