03/04/2009

CIMEIRA EM LONDRES


Joaquim Jorge


Esta cimeira que pode considerar-se da mudança , os políticos do G20 puderam dialogar sobre como afrontar a crise com os mínimos custos sociais evitando as tentações proteccionistas e populistas , respeitando as diferenças de cada país . Este entendimento com nova injecção de capitais que passará a estar sob a alçada do FMI . Cada país é livre de aumentar a despesa e o investimento público assim como a sua regulação financeira.
Boa noticia , esperemos que quem pague a crise seja quem mais tem e pode. É necessário subir os impostos para os mais ricos , protegendo a classe média e beneficiando a última escala de contribuintes. Os sacrifícios não podem estar exclusivamente gravitando os trabalhadores . Se se ameaça cortar nos direitos , pôr em perigo o sistema de pensões, cortar nos salários..., gera insegurança , desconfiança e medo. Deve evitar-se um conflito-social com contornos muito graves. A chave não é impor e congelar , mas sim o compromisso. É fundamental um pacto social com reformas que recuperem a centralidade do trabalho ,reconheçam o papel das politicas públicas , o valor dos impostos e a suficiência financeira para melhorar os níveis de protecção social.
Durante estes últimos trinta anos fomos dominados e enganados por pessoas como Madoff e outros delinquentes de colarinho branco.