Administrar uma boa empresa na sua sobrevivência diária , com seus próprios meios financeiros , não é nada fácil pois além de competência , é preciso uma rotina de compromisso , eficiência , eficácia , oportunidade e bem servir .
Muitas vezes as empresas vão à falência antes de seus gestores aprenderem realmente a administrá-las e saberem aproveitar as oportunidades sustentáveis dos mercados .
Saber administrar exige fundamentalmente experiência real na denominada Universidade da Vida , complementada pela experiência teórica .
Muitos dizem-se empresários ou gestores mas utilizam-se de dinheiros públicos ou dos outros para supostamente administrarem empresas ou Instituições públicas ou privadas mas sem muito compromisso com a sobrevivência sustentável das mesmas pois se estas forem à falência eles se calhar já nem ali estão nem são eles a pagarem as facturas e , geralmente , nada lhes sucede de mais grave .
Para ser um bom administrador é fundamental haver experiência real , não apenas teórica , e compromisso pessoal com o bem servir e uma assessoria técnica com experiência de facto .
Muitas vezes , na maior parte dos países , os gestores do capital alheio público ou privado assessoram-se dos “amigos” que nem sempre são os mais competentes para aquela função .
É aquela velha história dos especialistas , dos economistas , dos psicólogos , dos padres , dos fumadores , dos alcoólatras , que sabem muitas teorias sobre a vida dos outros ou do país mas quando observamos a realidade de suas próprias vidas , elas são desorganizadas ou maus exemplos .
Educar os jovens para se tornarem bons gestores de suas vidas e dos outros é permitir que eles , antes de decidirem qual a sua profissão , possam viajar pelo mundo e pelas experiências da vida , aprendendo-as , e só após este tempo estariam aptos para decidirem seus próprios rumos e transmitirem suas experiências mas infelizmente este caminhar é utópico para uma maioria , por diversas razões .
Saber administrar um país ou a “coisa pública” é mais complexo do que administrar uma empresa privada grande , média ou pequena e , nesta ordem de ideias , deveria ser necessário , antes de alguém se tornar um gestor da coisa pública , ter uma experiência real em administrar sua própria empresa ou Instituição , na sobrevivência diária e com seus próprios meios financeiros .
Valdemar F. Ribeiro
Muitas vezes as empresas vão à falência antes de seus gestores aprenderem realmente a administrá-las e saberem aproveitar as oportunidades sustentáveis dos mercados .
Saber administrar exige fundamentalmente experiência real na denominada Universidade da Vida , complementada pela experiência teórica .
Muitos dizem-se empresários ou gestores mas utilizam-se de dinheiros públicos ou dos outros para supostamente administrarem empresas ou Instituições públicas ou privadas mas sem muito compromisso com a sobrevivência sustentável das mesmas pois se estas forem à falência eles se calhar já nem ali estão nem são eles a pagarem as facturas e , geralmente , nada lhes sucede de mais grave .
Para ser um bom administrador é fundamental haver experiência real , não apenas teórica , e compromisso pessoal com o bem servir e uma assessoria técnica com experiência de facto .
Muitas vezes , na maior parte dos países , os gestores do capital alheio público ou privado assessoram-se dos “amigos” que nem sempre são os mais competentes para aquela função .
É aquela velha história dos especialistas , dos economistas , dos psicólogos , dos padres , dos fumadores , dos alcoólatras , que sabem muitas teorias sobre a vida dos outros ou do país mas quando observamos a realidade de suas próprias vidas , elas são desorganizadas ou maus exemplos .
Educar os jovens para se tornarem bons gestores de suas vidas e dos outros é permitir que eles , antes de decidirem qual a sua profissão , possam viajar pelo mundo e pelas experiências da vida , aprendendo-as , e só após este tempo estariam aptos para decidirem seus próprios rumos e transmitirem suas experiências mas infelizmente este caminhar é utópico para uma maioria , por diversas razões .
Saber administrar um país ou a “coisa pública” é mais complexo do que administrar uma empresa privada grande , média ou pequena e , nesta ordem de ideias , deveria ser necessário , antes de alguém se tornar um gestor da coisa pública , ter uma experiência real em administrar sua própria empresa ou Instituição , na sobrevivência diária e com seus próprios meios financeiros .
Valdemar F. Ribeiro