25/02/2009

Mobilizar lideranças para buscar alternativas à crise


Todo começo de ano renovamos nossas forças politicas através da interação com as lideranças que dão sustentação ao nosso mandato participativo.

No dia 16 de fevereiro, reunimos nossas principais lideranças de base para o Seminário do Mandato Participativo e recolhemos as visões, opiniões e orientações de cada participante. Percebemos que a crise financeira mundial se destacou como uma das principais preocupações. E demos a largada para organizar a mobilização de todas as lideranças que fazem parte do nosso mandato para buscar alternativas à crise financeira, que ameaça nossos empregos e a qualidade de vida de nossas famílias.

Vimos também que avançamos bastante na construção de nossa base politica, que envolve além das cidades da Região Bragantina, regiões da capital paulista, Guarulhos, Osasco, Bertioga, cidades do interior e baixada santista.

Ficou claro para todos nós que a base politica do nosso mandato participativo depende das iniciativas dos líderes comunitários. Lideranças que são estimuladas a trazer suas contribuições para harmonizar os interesses regionais, das cidades e até mesmo dos bairros, com os grandes temas nacionais como emprego, segurança, educação e saúde.

Ou seja, construímos, desde o primeiro dia do nosso mandato, o estilo politico que estimula a participação em vez da acomodação e que escolheu o avanço politico, através do debate direto, para nos ajudar a fazer frente às práticas antigas e ultrapassadas de se fazer política no Brasil.

O resultado de nossa reconstrução do jeito de fazer política pôde ser percebido na mesa que compôs os trabalhos. Lá estavam a prefeita de Piracaia, Fabiane Santiago, e o ex-prefeito de Atibaia, que fez o seu sucessor, Roberto Tricoli. Presente também à reunião o vereador e pastor Cleyton, de Bertioga, Magrão, de Pinhalzinho, e o doutor Pietro.

As lideranças políticas que vieram da comunidade tiveram a oportunidade de trocar ideias com os líderes sindicais que também têm presença muito importante na construção do meu mandato participativo.

É combinando as atitudes a favor do Brasil das lideranças comunitárias com os líderes sindicais, agregando as preocupações com o destino das cidades, dos bairros sem deixar de lado as esperanças de cada um dos cidadãos que interagem com o nosso mandato participativo, que avançaremos para buscar as alternativas à atual crise.

Durante o seminário ficou claro que temos que nos mobilizar e organizar nossas comunidades, sindicatos e associações para o grande enfrentamento que temos pela frente. De um lado, os patrões avançam sobre nossos empregos, com medo das dimensões da crise, preocupados apenas em manter o atual status quo.

Do outro lado, as famílias inteiras preocupadas com o fantasma do desemprego, sabem muito bem que é na crise que todos devem se unir em torno dos ideais de Brasil e revigorar nosso sentimento de Pátria.

Nós já fizemos nossa escolha há muitos anos. Somos Brasil. E, por isso, somos maiores que a atual crise. E vamos manter nossa linha de ação que resultou num livreto, em formato ofício, com dezesseis páginas, que registra todos os projetos de lei, relatorias e intervenções que fiz, ao longo dos dois primeiros anos do meu mandato, na Câmara dos Deputados.

Caso você queira receber o relatório, é só entrar em contato com nosso escritório em Piracaia, Atibaia ou São Paulo que lhe enviaremos.

Roberto Santiago

Deputado Brasileiro