27/02/2009

CONGRESSO DO PS E FERREIRA LEITE

Joaquim Jorge


Manuela Ferreira Leite criticou José Sócrates por preferir ficar em Portugal e não se deslocar a uma Cimeira Europeia dizendo que «nem quero acreditar que o primeiro-ministro possa pôr uma festa de encerramento do Congresso à frente dos interesses do país». Nessa cimeira estarão todos os líderes europeus e discutir-se-á a crise económica europeia e mundial.
Manuela Ferreira Leite não tem razão para estar a dizer o que diz . Da sua casa cada um é que sabe . E não pode falar muito , porque deve olhar para o seu recreio , há muitos meninos à bulha ,a chamarem-lhe nomes e querem ir para dentro de casa fazer-lhe mal..
José Sócrates preferiu ficar no congresso do PS porque não se quer sujeitar a vencer na Europa e sair derrotado em Portugal . Desta forma não iria mais a cimeiras na Europa poderia porventura ir em passeio.
O toque de alerta tocou , Sócrates já percebeu que vem aí tempos difíceis para o seu partido e tem que dar a ideia de vencedor , distribuição , unidade e acção. Tem o problema Manuel Alegre acrescido do Freeport mas tem que alimentar a sua fiel clientela a concorrer a mais de 40.000 lugares em autarquias ; presidências de Câmara ( 308) ; presidentes de Junta de Freguesia ( 4259) ; os restantes preenchidos por deputados de freguesia e deputados de assembleia municipal . No Parlamento 230 deputados e ao parlamento Europeu 24 deputados. Para não falar de putativos candidatos ao lugar de Ministros e secretários de Estado num futuro governo.
Convém estar por perto que é no Congresso em Espinho que passa a manutenção do poder e não pela Europa.