13/12/2008

PLANO DE COMBATE À CRISE


Joaquim Jorge


O plano de combate à crise apresentado pelo governo de José Sócrates está organizado em três áreas: reforço do investimento público na educação, energia e redes tecnológicas de nova geração; apoio às empresas e actividade económica; e apoio ao emprego e reforço da protecção social.

Esperemos que surtam efeito e seja um estímulo económico. Não chega lançar dinheiro sobre o problema é necessário medir o progresso deste plano e os objectivos atingidos. Necessitamos de acção e acção agora . Reformar todos os edificios estatais para terem mais eficiência energética e consumir menos energia , modernização de todas as escolas e hospitais , melhor equipados e última tecnologia . No fundo um plano de gasto público à Obama , mas à nossa escala e tamanho , como país. Mas sem espaventos de linguagem triunfalista , mas num acerto consensual com todos ( governo e oposição ) para responder a este desafio.
Este plano parece-me verosímil , mas o primeiro passo tem que ser dado e terá que vir de cima ( governo ) , mudando as suas práticas correntes senão sofrerá de uma problema de credibilidade.

.
Citado no P2 do jornal Público e na última página do Janeiro