Joaquim Jorge
As principais conclusões do relatório sobre o acidente na linha do Tua entregues a Mário Lino são : empeno ( carris desnivelados ) e excesso de rigidez dos amortecedores da automotora.
Era preciso dois meses para chegar à conclusão tão evidente que o material circundante ( automotoras ) está velho e desactualizado , o mau estado da via em alguns troços assim como a diminuição de meios humanos para a sua conservação!
Qualquer leigo percebe que a degradação e falta de vontade política para preservar esta linha é mais do que evidente , não é preciso relatórios elaborados por entidades interessadas no processo e peritos universitários . Lentamente e dando tempo ao tempo a agonia e o consumar do facto farão o resto - o fecho da linha pura e simplesmente.
Que "paísinho" pelintra em que a herança social de uma comunidade e região que é património mundial é ostracizada e aniquilada.
O problema é que ninguém faz nada . Este caso , mostra de uma forma gritante , que o poder económico ( fazer a barragem e o lucro ) sobrepõe-se ao poder político ( responsabilidade pela preservação de uma ética , valores e cultura).