Joaquim Jorge
O congresso rejeitou o plano de resgate no valor de 700 mil milhões de dólares desenhado pela administração Bush . Num verdadeiro contra-relógio tentaram fintar a abertura dos mercados mas por apenas treze votos, instalou-se o pânico . O número 13 , para quem é supersticioso deu azar.
Eu penso que esta rejeição , lá como cá , ninguém gosta que usem o dinheiro dos contribuintes ao desbarato e em algo de viabilidade duvidosa. Mas o mais grave à escala mundial é querer-se dar estes milhões todos aos bancos e esquecerem-se na fome no Mundo . Este dinheiro seria muito mais bem aplicado na luta contra a pobreza . É necessário um sistema bancário mais regulado e transparente.
Agora teremos que esperar mais uns dias para ver se a nova proposta é aprovada . Vivemos numa sociedade assustada e do medo. Medo do terrorismo , delinquência ,pedofilia , perda do emprego , saúde ,contaminação alimentar , as crianças , as viagens , mudança climática , etc. Agora esta crise económica que traz mais insegurança e instabilidade. Espero que a Europa tenha uma posição concertada e conjunta para fazer face a esta crise : reúna-se , conclua-se e actue-se rapidamente . Senão , o melhor , é tirarmos o nosso pé -de- meia dos bancos e pô-lo debaixo do colchão...