Joaquim Jorge
O boicote às gasolineiras que decorreu ontem , contra os preços praticados pelas petrolíferas não teve uma adesão, por aí além . Valha-nos alguma visibilidade mediática do protesto em si.
Aliás os portugueses não conseguem viver sem o seu carro. São automóvel- dependentes , não aderem ao dia sem carros , gostam de meter o carro quase em cima do local aonde pretendem ir , etc. Fazem alarde do carro que tem e a sua vaidade é incomensurável . Eu até costumo dizer ,« diz-me o carro que tens e dir-te-ei quem és» , esse culto será difícil de modificar , mas com o tempo , nada é impossível. Esta crise petrolífera pode despertar as consciências e ter alguns efeitos positivos: reduzir a velocidade , isto é , levantar o pé do acelerador ; poupar combustível ; menos poluição - emissões de CO e outros poluentes ; uso mais racional do carro ; compra de carros mais pequenos , económicos e com menos potência ; reduzir o ruído ; a sinistralidade ; o congestionamento do trânsito.
A alternativa de transportes públicos ainda não é a mais aprazível . Deveriam existir mais locais de estacionamento para os carros, junto ao Metro para se fazer as ligações de uma forma natural e agradável e não muito dispendiosa.