25/08/2008

OBAMA e McCAIN














Joaquim Jorge


A propósito das eleições americanas entre Obama e McCain e das suas fortunas . John McCain não se lembrava de quantas casas era proprietário !
Como é possível alguém se preocupar com a crise económica , tendo uma fortuna incalculável , se nem se quer se lembra do que tem? É evidente que um político que tem uma dívida de uma casa para pagar , como a grande maioria dos cidadãos que labutam para o fazer todos os meses , para não perderam a sua casa ou ter que a entregar ao banco , em princípio , vê as coisas de outro modo , sente os custos e sacríficios . Este político provavelmente tem outra perspectiva diferente e de vida em relação ao que não tem dificuldades de espécie nenhuma . Com os problemas económicos : altos preços da gasolina e dos alimentos , a maioria das pessoas apenas chega ao fim do mês e outros nem isso.
Em todo o Mundo , a maioria dos cidadãos , neste momento, buscam alguém que partilhe e compreenda as suas preocupações económicas , não fazem cavalo de batalha se quem os governa tem muito ou pouco dinheiro. Em Portugal , concretamente tendo em conta a penúria que se vive assim como todo o tipo de dificuldades não é de bom-tom e é passível de reparos , frequentar-se hotéis de cinco estrelas , fazer férias luxuosas e a maioria do povo estar a passar mal. Deve haver neste período , em que mais de um milhão de portugueses está abaixo , ou no limiar da pobreza , pacatez , sobriedade e contenção. Mas não é isso que acontece , é fácil falar dos outros e dizer o que os outros devem fazer. Enfim!