Joaquim Jorge
Cavaco Silva criou mais um tabu , só que este vai durar pouco tempo . A partir das 20h , será desfeito . Já tinha feito uma comunicação ao país mas aí já todos sabíamos que seria para convocar o referendo sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez ( IVG).
Acho muito bem que o faça , aliás uma das suas prerrogativas é zelar pelo normal funcionamento das instituições . Que eu saiba as instituições estão a funcionar normalmente!
Já teve muitas oportunidades de alertar para situações anómalas e nada fez : greve dos professores e greve dos trabalhadores com tácticas de intimidação e restrição de liberdades assim como a obsessão de tudo regulamentar ; mobilidade especial ; código do trabalho ; greve dos camionistas em que o país ficou à beira do caos; bloqueio das carreiras dos funcionários públicos desde 2005 ; etc.
O Presidente da República não existe só para promulgar e vetar leis, existe também ,para se pronunciar sobre a vida da República , que está consagrado na lei. Todavia este Presidente vive o trauma da força do bloqueio na relação intempestiva que teve com Mário Soares quando era primeiro-ministro. Daí a sua relutância em actuar , mas deve fazê-lo mesmo que seja acusado de estar a substituir Ferreira Leite por inacção. Foi para isso que foi eleito.
Claro que a maioria dos portugueses está-se nas tintas para o que vai dizer Cavaco e Silva , tem a ideia que é uma figura decorativa do Estado, mas não é , devendo exercer a sua influência e o seu estatuto. Logo lá estarei para ouvir o que nos tem para dizer atentamente. Espero que a montanha não vá parir um rato.