24/06/2008

S. JOÃO


Joaquim Jorge




O dia 24 de Junho consagra o santo popular S. João Baptista , data do seu nascimento. Padroeiro de muitas terras mas que tem a maior tradição na cidade do Porto.
Os foliões usam o alho-porro , cravos , martelos de plástico , compram manjericos , comem sardinhas assadas e caldo verde . É uma festa de raiz popular , festejada com alegria , fraternidade e convívio colectivo. Muitas fazem subir balões nessa noite em que impera o cheiro a manjerico e erva cidreira.
Tudo começa na ribeira mas depois do fogo de artificio as pessoas espalham-se pelos 4 cantos da cidade. Há rusgas de S. João em cada bairro e freguesia. Cascatas S. Joaninas em que colocam a imagem do santo num altar com o inseparável carneirinho.
Manda a tradição que a festa termine com o banho de mar na Foz. No dia do Padroeiro o manjar tradicional é anho ou cabrito assado e arroz do forno.
Eu já não estou para muitas confusões mas gosto desta festa em que todos se entrecruzam e parecem todos iguais. Gostava de ver as fogueiras e todas as loucuras desta noite. Tenho saudades de jogar matrecos na rotunda da Boavista . Há quem prefira festas particulares mas não é a mesma coisa. Esta festa lembra-me o Verão , que dentro em breve começam as férias e todas as festas de Verão.