08/05/2008

OPINIÃO

Meu caro Joaquim Jorge


Resolvi mandar-lhe este mail para o seu endereço. Antes do mais, aceite as minhas saudações democráticas. Escrevo-lhe, para reflectir consigo acerca do seguinte: Tenho seguido as iniciativas do "Clube dos Pensadores", mais através daquilo que leio e também através dos relatos - que não dispenso -, de amigos sempre entusiastas das iniciativas do Clube, os quais, dificilmente perdem uma sessão!... Contrariamente aos meus desejos, não tenho comparecido com a assiduídade por mim pretendida, em virtude das minhas participações noutros acontecimentos que se realizam nos mesmos dias e na mesma hora, em outros locais!... Tal facto, porém, não me impede de lhe tecer as considerações mais positivas acerca dos objectivos que está a atingir - com estas iniciativas que leva a efeito no Clube -, ciente que estou, que saberá sempre separar quem está no Clube para ser uma voz Livre, sem amarras de qualquer espécie e de quem se quer servir do Clube para o "politizar partidariamente" nem que seja por fugazes momentos!... Essa seria uma fraca estratégia!... Poderia trazer resultados momentâneos em termos de participão mas, penso que não seriam consistentes nem duradoiros. Aqui fica a minha reflexão!... O meu descanso é que - o meu caro Joaquim Jorge -, saberá delimitar "os espaços das corujas e os espaços dos gaviões!..." Quanto ao mais...força "Clube dos Pensadores", pois existe imensa gente que quer ter um espaço onde a sua voz livre seja ouvida e a Democracia ampliada!...

Bem hajam.

Fernando Santos (Senhora da Hora- Matosinhos)