19/04/2008

PSD


Joaquim Jorge

Elites

Hoje , ao ler , ver e ouvir as notícias , mais candidatos se perfilam para liderar o maior partido da oposição . São tantos que mais parece uma luta de galos , porém a maioria são garnisés e não passam disso.
Não se fala de um projecto inovador e renovador para o país. Portugal precisa sim , de ideias e de exemplos . Nesta contenda vê-se a influência de Lisboa e arredores. Eu sou geneticamente contra a regionalização , somos um país pequeno e com a mesma língua . Porém se um governo regional do Norte fosse encabeçado por Luís Filipe Menezes iria ponderar a minha posição.
O que está em jogo no PSD , são as eleições legislativas em 2009 e a escolha do Primeiro- Ministro , o resto é conversa. Estas elites laranjas são fechadas , não se renovam e isto passa-se há longo tempo. É uma rede fechada, que não tem contacto, nem quer ter contacto, a não ser que lhe cheire a poder , como agora , de resto pouco ou nada tem contribuído para melhorar o PSD . Funcionam em círculos restritos que rodeiam estes notáveis que pontuam na imprensa , vivem do seu show e do seu espírito ácido e acintoso, pensando sempre em si e raramente no partido. Existe um enquistamento das elites em relação ao real . É necessário desblindar esta actuação e pelo que me parece desta contenda vão sair reforçados , andam entretidos com as suas opiniões e com as notícias que saem nos jornais.
Eu, no lugar de Luís Filipe Menezes não voltaria , eles não o aceitam nem nunca o vão aceitar , julgam-se de tal maneira superiores que tudo lhes passa por baixo. Os militantes são apenas espectadores e utilizáveis para votar , o resto não interessa . Auscultar a sua opinião é mera retórica. Porque Menezes não é tão académico mas mais próximo das bases ( populista), pagou por isso.
As pessoas estão cansadas destes notáveis e eles não têm ou não querem ter consciência disso . Querem outro discurso , caras novas , e a alternativa é renovar os rostos destes " burgueses da democracia" .
Agora que se amolem já que comeram a carne fiquem com os ossos.


nota : o PS não tem actualmente destes problemas porque é poder e isso disfarça quase tudo mas quando o deixar de ser , terá dias muito difíceis.