16/04/2008

PINTO DA COSTA



Joaquim Jorge


O Expresso , semanário dito de referência , noticiou online que Pinto da Costa tinha tido um problema de saúde ( relacionada com o coração ) , tendo sido internado num hospital de Lisboa. Mais tarde percebeu-se que essa noticia era falsa . Pinto da Costa ao seu nível , declarou aos jornalistas que iria processar o jornalista que deu essa noticia e o jornal.
Nesse dia, o Porto deu mais uma alegria ao seu presidente e venceu o Vitória de Setúbal de uma forma clara , contundente e diria autoritária. Está na final da Taça de Portugal e pode fazer a dobradinha ( título e taça ).
Um jornal deve saber , muito mais o Expresso, que tem fama de seriedade , nenhuma noticia deve sair a público sem a devida confirmação e absoluta confiança na fonte de origem. Se errou deve rapidamente colmatar esse erro.
Alguns jornalistas julgam-se uns iluminados e que vivem acima de qualquer julgamento e que não precisam de prestar contas do que dizem e escrevem.
Quando criticam condutas e atitudes de personagens ilustres , não se devem esquecer que devem estabelecer para eles próprios padrões de exigência e regras de comportamento. E quando se erra, não fica nada mal pedir desculpa. Porém com Pinto da Costa não se brinca...