17/01/2008

Programa de Rádio "Clube dos Pensadores"





Joaquim Jorge tem um espaço de debate e cidadania na RCM e vai para o ar todas as quartas-feiras entre as 19h e as 20h.




O programa apresentado por Susana Ferreira, o biólogo convidou, José Vitorino, economista e membro do clube.

Joaquim Jorge afirmou citando o seu artigo semanal às terças-feiras no jornal MeiaHora que « a um primeiro-ministro exige-se que se dobre , que não se parta , que negoceie , que escute , que chegue a acordos, que conceda , que ceda no acessório para que não se veja obrigado a ceder no essencial». Porém o que se passa actualmente, leva-me a concluir que na ditadura não podíamos falar , agora falamos, falamos e ninguém nos ouve.
A não ratificação do tratado Europeu ( Lisboa) por via referendária prova o medo da instabilidade e de tudo controlar para estar sempre tudo direitinho. A ameaça de debate e o ódio ao confronto de ideias é notório . Também o medo das repercussões e das rejeições das politicas incrementadas, em que a votação não referendasse a Europa, mas sim o Governo.
Abordou-se , se a quebra dos compromissos eleitorais e objectivos falhados contribuirão para a degradação da imagem do Executivo . Tudo dependerá da capacidade de Luís Filipe Menezes , apresentar alternativas , por princípio o eleitorado penaliza quem não cumpre o prometido ( não aumentar os impostos , criar 150.000 empregos, referendar o tratado , crescimento económico, etc.).
José Vitorino abordou , um artigo de Joaquim Jorge , que foi publicado no jornal Público de 11/01 , em que o novo Código do Processo Penal coloca a nu a dificuldade em fazer detenções fora do flagrante delito assim como o combate ao crime não se compadece com cosmética.
Este programa teve uma participação massiva no blogue e chamadas telefónicas batendo todos os recordes de audiência , em que Luís Filipe Menezes e o seu filho Luís Menezes estiveram a ouvir , enviaram via sms felicitações ao desempenho do programa.
Susana Ferreira leu todos os comentários realizados em
http://clubedospensadores.blogspot.com . Colocou em linha, via telefone (229381756), os participantes, com Joaquim Jorge tornando o debate enriquecido com os seus pontos de vista e perspectivas da política nacional e local

Rubrica Blogues – deu novamente a conhecer o blogue «Cegueira Lusa » e o seu autor José Carreira que também coordena esta rubrica planificando a participação dos blogues.
Rubrica ideias K – Maria Teresa Goulão, em Lisboa disse « como é que os partidos vão ser capaz de curar a alergia que os cidadãos têm da política? Como escreveu John Dewey, o remédio para este mal da democracia, "é mais democracia" ».
Recomendou o livro Dirty Politics: Deception, Distraction, and Democracy de Kathleen Hall Jamieson ou delicie-se com o DVD do
filme " Leopardo", a inesquecível obra-prima de Visconti, baseado no romance de Lampedusa, onde Burt Lancaster , no papel de pincípe de Salina, nos dá uma lição de como é a política

O programa teve música de fundo de «Burt Bacharach» do álbum « make it easy on yourself ».

Pode seguir o programa via net
www.rcmatosinhos.com ou na frequência 91.0 .