14/10/2007

XXX CONGRESSO PSD


Joaquim Jorge

Animosidade


O congresso do PSD mostrou uma animosidade , malquerença e relutância numa atitude pífia para com Luís Filipe Menezes de algumas «figuras» e casos. Os antigos presidentes do partido , excepto Pedro Santana Lopes , não estiveram presentes, a recusa de Ferreira Leite e por fim o não poder votar.
A não presença de determinadas pessoas que pertencem ao mofo do partido até é bom para haver uma limpeza higiénica .
Menezes deve e tem o direito de ter os amigos que quer e gosta. Ferreira Leite é o último resquício do cavaquismo . O episódio da recusa , ao contrário do que os comentadores de serviço fizeram crer , favoreceu Menezes na componente afectiva e de abrangência.
O querer , o contributo de Santana Lopes , é salutar e interessante ao contrário de outros. Se ele é mediático e audível pode tornar-se um compagnhon de route , de peso e útil nos combates políticos que se avizinham
Agora, Luís Filipe Menezes não tem que se humilhar ,para estarem com ele. Deve procurar o consenso ,se não o conseguir a culpa certamente não é de quem convida ,mas de quem não aceita. Aliás ,determinadas pessoas julgam-se tão importantes e tão altas que tudo lhes passam por baixo. Eu quero-me rir se ele ganha as eleições legislativas , parte deles põr-se-ão em fila para os cargos e benesses...
Em suma mostra o ressentimento e mau perder travestido de querer ser diferente , amor ao PSD , pelo debate . Esta vitória imprevisível mas indicativa da mudança da vida interna do partido com repercussões nos outros partidos , o futuro o dirá.