20/09/2007

RESCALDO

Joaquim Jorge


Este debate com Ana Gomes , considero-o um dos mais vivos , a que não é alheio a acutilância e avidez da plateia . Além de heterogénea é diferente e ambivalente por diversos factores.

O respeito pela metodologia «imposta» por mim é factor sine qua non , para que não haja pontos mortos , escorreita e interessante. Eu não dei pelo tempo passar , Ana Gomes interpretou muito bem o conceito, o que ajudou ao desenrolar deste debate.

Como sabem os debates existem para dar voz às pessoas com equilibro e ponderação mas nunca substituindo a convidada especial e o painel.

Mais uma vez ficou provado a máxima que apregou -o há muito tempo , « as pessoas com mais valor estão em casa , não estão para se incomodar».

Porém , não deixo de enaltecer todos os convidados, até agora, terem aceite de bom grado , a metodologia e os critérios pedidos por mim.

Deste modo , esta sessão foi um êxito assinalável. Mas se não tivéssemos tido uma figura pública , que se prontificou a vir de Bruxelas para o nosso Clube , penso que não teríamos a exposição mediática que tivemos .

Deste modo a trilogia , plateia , convidado ou convidados , clube têm funcionado bem.

Como nota final , Ana Gomes ficou encantada com o nível do debate , a sua massa crítica , a moderação do debate e confidenciou-me que « debates deste estão ao nível dos que realiza nas comissões no Parlamento Europeu» . Vindo de quem vem , é bom ouvir destas coisas .

Obrigado a todos.


FN - a foto tirada por Rui Santos figura como relevo pela nossa super plateia que representa a sociedade civil em movimento.