27/08/2007

POPULISMO E PSD




JOAQUIM JORGE

Mete-me muita confusão mas tenho que aceitar como um facto consumado , determinada imprensa , por exemplo do semanário " Sol " , José António Lima , da forma velada como fala em relação a uma das candidaturas internas do PSD ( Luís Filipe Menezes) , apelidando-a de populista e secundária. Porque não se refere à candidatura do "actual" líder , dando-lhe o mesmo epíteto? Marques Mendes , defende uma coisa ( a ética ) e depois pratica outra ( foi à Madeira ) ! Assume a derrota em Lisboa e não se demite! Tenta controlar até ao último minuto a lista de militantes !

Fui ver o significado da palavra «populismo» : simpatia pelo povo . Se isto é um defeito !
Determinada corrente pseudo-intelectual , porque escreve num jornal ou tem poder para decidir o que é publicável ou não , a mim diz-me muito pouco e acho-a execrável. Aliás o "Sol ", já se referiu de uma forma acintosa ao clube dos pensadores apelidando-o de clube dos poetas mortos , não em função da sua acção , génese , reflexão e metodologia ,mas sim, por quem convidou . Como não gosta de alguns convidados , trata de maldizer.

Porém cometeu um erro de palmatória , dando razão aos detractores dos jornalistas , alegando que passam a vida na secretária , sem irem para o terreno saber "in loco " , o que se passa , o que se passou e o que se vai passar. Um dos convidados de um dos debates do clube era só , pasme-se, o presidente do conselho de administração do Sol , José Marquitos , por quem nutro , admiração e uma simpatia inestimável.

Eu vivo em Gaia há 23 anos . Será que alguns jornalistas do burgo lisboeta (José António Lima , Vasco Pulido Valente , etc ) visitaram Gaia ? Inteiraram-se do que foi feito ? E do que está programado ?

Se isto é populismo , como cidadão residente de Gaia , eu quero este populismo e gostava de o ver , transposto para o país. Não me interessa quem está à frente da CMG , a sua cor política , etc.

O que me interessa é políticos que façam acontecer e não planeiem apenas. Inspirem pelos valores e não apenas pelo carisma.Liderem a 360 graus - para fora, para cima e para os lados. Construam pontes em vez de paredes . E principalmente que me falem aos olhos e não apenas aos ouvidos.

Manuel Antunes dizia que:« ao perscrutar os factores microscópios que não aparecem nos relatórios e nos inquéritos , mas que explicam em grande medida , enquanto atitude mental o nosso atraso secular, aponta a inveja , o ressentimento e o queixume como factores que obstruem ao progresso». Como costumo dizer , adoro Portugal , país maravilhoso, mas é muito mal frequentado...