José Carvalho
Preferia chamar assim a mais esta brilhante sessão de final de dia, promovida pelo Clube dos Pensadores. Onde poderia investir melhor as 2 ou 3 horas que tive a oportunidade e o prazer de dedicar a mais esta iniciativa de Joaquim Jorge?
Quem poderá duvidar da capacidade política do orador convidado? São tais as evidências demonstradas ao longo dos anos e principalmente as evidenciadas durante a sua intervenção e por todas (ou quase todas) as intervenções dos presentes, que se dúvidas houvesse, desapareceriam aqui.
Não posso deixar de cumprimentar com toda a simpatia e admiração, acompanhadas da surpresa originada pelo meu desconhecimento da sua personalidade, o Jornalista Paulo Magalhães. Que agradável! Que condimento para a nossa reflexão! Que clareza de análise! Que humildade e serenidade! Não quero repetir, até porque não conseguiria mesmo com um gravador, as palavras deste orador mas não quero esquecer o sentido, as achegas e a frontalidade de Paulo Magalhães.
Governar para sondagens?! Não seria fazer apenas obra visível sem provocar contestação?!
Um governo, que terá possivelmente todas as limitações que cada um lhe reconhecer, que é de esquerda, e portanto do lado que não será o preferido do capital, (o maior poder do mundo só comparável com o poder espiritual), a fazer o que está a fazer?! é governar segundo sondagens?! É ainda muito pouco. As prioridades poderão não estar absolutamente correctas, o modo poderá ser criticável etc, etc, .Estou com curiosidade para ver, daqui a alguns anos, a correcção de todos estes erros quando a oposição puder corrigir.
Segundo o Presidente da CMG, eu subscrevo, os eleitores vão ter de apostar no futuro. Quando votarem não deixarão contudo de olhar para o passado, vendo o que é bonito, agradável, criador de comodidade e sobretudo visível , (a maioria), e também o que é muito importante, (lamentavelmente será sempre a minoria). Filipe Menezes sabe isto como ninguém.
Apreciei imenso a forma e a organização da apresentação do convidado e retirei daí pelo menos uma surpresa; o Presidente da CMG definiu os seus objectivos antes de fazer a análise da situação… Compreendo porquê. O que está mal gerido é uma grande oportunidade para quem tem consciência do que quer e sabe fazer.
Deixe-me discordar de algo que para mim é fundamental. Não acredito que sorrir e até rir seja mau. Que melhor maneira de conseguir algo que foi referido na passada sexta feira? A confiança no futuro, a motivação, a dinâmica empreendedora e o abandono do pessimismo? Rir e simpatia, se a firmeza de valores não for esquecida, não têm que ser o mesmo que fraqueza, tibieza, insegurança ou o que seria pior “graxismo”.
Parabéns Dr. Filipe Menezes se conseguir fazer com que os reais criadores de riqueza que visitará nos USA (entre outros as empresas exportadoras) invistam em Portugal (particularmente em Gaia). Parabéns por criar comodidade e beleza no seu concelho. Felicidades no prosseguimento dos seus superiores objectivos políticos.
Parabéns Joaquim Jorge, parabéns Clube dos Pensadores por estas acções tão significativas.
engenheiro e membro do clube


