07/05/2007

FUTEBOL!!!


Isabel Carmo

Falar do que não se percebe, é bem difícil. Mas desta vez vou ser atrevida e até confesso que fui estudar o que é essa coisa de futebol que move massas, por todo o mundo.

Há muita gente a falar de futebol, a comentar futebol, a vibrar com o futebol e dar dicas sobre futebol; a apoiar, a criticar e às vezes a insultar este desporto, que é o desporto colectivo mais praticado no mundo e que se disputa num campo de forma rectangular, onde duas equipas de onze jogadores cada, têm como objectivo de enfiar mais bolas nas balizas, uns dos outros. O interessante é só se poder usar os pés para alcançar esse objectivo, e, chama-se futebol por isso; a palavra é palavra proveniente do Inglês football (foot = pé) e (ball =bola).

Cada baliza é guardada por um guarda-redes, que toma posição na baliza do campo do adversário… até é interessante, porque o guarda-redes é o único que pode usar as mãos.

Há muitos países que se dizem os pioneiros neste tipo de jogo, contudo, começou-se a jogar futebol entre 3.000 e 2.500 anos A.C., na China.

Achei curioso fazer este pequeno resumo, do estudo que fiz na wikipédia, uma vez resolvi falar sobre o debate que o Clube dos Pensadores vai realizar na segunda-feira.

Antevejo mais um sucesso, como já vem sendo habitual em anteriores debates, focando outros temas, sempre de muito interesse.

Mas não queria passar sem deixar alguns aspectos que me preocupam, e espero que sejam dissecados neste debate, tal como a segurança, que por vezes é bem débil, não só para os espectadores, que os há de todas as idades, mas também para os próprios jogadores e demais elementos que compõem todo o grupo que forma um clube de futebol. Também se verifica excessivas demonstrações fundamentalistas, e, o excesso é sempre negativo. Um outro aspecto refere as importâncias altamente elevadas que são pagas aos jogadores e a alguns treinadores, não referindo ainda os que chamo de dirigentes (ou donos) dos clubes. Um aspecto ainda que considero um pouco estranho, é a compra de jogadores… compram-se homens, como se se tratasse de uma mercadoria e cara… Nunca entendi isto muito bem. Por último, o aspecto da corrupção, que condeno veementemente, faz-me pressupor que um desporto que muitos chamam de “desporto-rei”, é um centro de atracção para irregularidades e ilegalidades.

Desejo que com este debate muitas pessoas possam clarificar o seu juízo sobre o futebol e que seja um precursor de mais uma vertente de cidadania.

poetisa,professora,membro do clube, Vila Franca de Xira