Nelson Fernandes
Portugal vem de bater um novo Record, digno de ser inscrito no famoso “Guinness Book of the Records”.
I
Do meu conhecimento, constam três inscrições de Portugueses no Guinness Book.
A primeira será do já falecido: Diniz Veiga por ser o executante musical mais velho do Mundo. Natural de Caveirós de Baixo, Cambra,Vouzela, Começou a tocar Contrabaixo na Filarmónica Verdi Cambrense aos dez anos de idade e noventa anos mais tarde ainda tirava Notas MUSICAIS do seu Contrabaixo, na mesma Banda...!!!
II
Carlos Vieira, Bombeiro de Leiria, por ter andado três dias e três noites de bicicleta à volta do Estádio Magalhães Pessoa.
III
Família de cauteleiros, algures de Trás-os-Montes, por terem construído uma navalha susceptível de ser fechada, com 5 metros de lamina?
Que me perdoem todos os outros não citados, se os há...!!!
É evidente que todos estes ficam dentro de portas, ou seja, são para consumo caseiro.
Quanto ao Recorda que me traz aqui hoje é diferente, porque é de dimensão Planetária.
A melhor coisa que pode acontecer a um caçador furtivo, ou seja, sem arma é: Matar dois coelhos com uma cajadada...!!!
Ora os nossos queridos Governantes que eu muito respeito apesar das minhas crónicas, porque eleitos Democraticamente, no decurso do ano findo vem de superar esse número por muitos e eu vou ver se os consigo contar todos...!
(Os coelhos abatidos com uma cajadada, claro...!)
Dizia a minha querida RTPI um dia destes, no Bom Dia Portugal que segundo dados da Igreja...??? Teriam Emigrado de Portugal rumo ao Planeta 100.000 Portugueses, no ano findo...!!!
Os nossos Governantes ter-se-ão apressado a contestar esses números dizendo que não, que foram muito menos os refugiados económicos...!!! A dar o salto.
Ó Senhor Primeiro-ministro, Senhor Eng. Sócrates, não autorize os Seus Ministros responsáveis pelo sector da emigração a contestar tais números, bem pelo contrário... Encoraje-os a aclarar o processo e a engordar os números. Senão repare:
Cem mil Portugueses que EMIGRARAM core ponham à letra a 100.000 POSTOS DE TRABALHO que Vossa Expia criou Senhor Primeiro-ministro...!!! 1° Coelho.
A 100.000 desempregados na Lista do Seu Governo a menos...!!! 2° Coelho.
Depois, se cada emigrado enviar um euro para Portugal por mês, serão 100.000 duros mensais, sem tugir nem mugir...!!! 3° Coelho.
Se considerarmos estes €urozinhos à luz do efeito Multiplicador de Keynes corresponde a uma ninhada de felinos, só com uma cajadada...!!! Já reparou...???
Sem falar do aumento das exportações de produtos alimentares destinados a serem consumidos pelas comunidades expatriadas para matarem saudade, nem que os produtos exportados a partir de Portugal tenham por sua vez já sido importados, porque em Portugal não se produz mais nada, como Vossa Excelência muito bem sabe. Dou exemplos: os figos secos vão da Espanha e da Turquia (e hoje é dia de S. Amaro, em Bilharzioses para ir comprar figos). De Torres Novas não os vi! O grão-de-bico para comer com bacalhau, vai da Argentina. O pinhão para fazer Bolo-Rei vai da China e assim por diante. Tudo é negócio, claro...!!!
Não pense que estou a culpabilizá-lo. Eu sou um adepto do Liberalismo.
Então e as greves e o mau estar sociais que 100.000 desempregados poderiam criar, a quantos coelhos corresponde... ???
E em custos com saúde? Porque gente sem fazer nada, têm tendência a ficar doente, meter baixa e viver à conta do orçamento.
E a Segurança Social...!!! E o que se economiza com as Forças de Segurança que seriam necessárias para conter 100.000 humanos...!!!
E a TAP com aeronaves carregadinhas só com expatriados...!!!
E as reservas do Banco de Portugal em moeda estrangeira...!!!
E o comércio a tirar a desforra de onze meses de vacas magras, quando os Maneis e as Lindas Marias dão à costa...!!!
E todos aqueles créditos Malparados dos bancos portugueses que se vão milagrosamente saldando...!!!
Para Coroar tanto sucesso vêm o facto de que nas Próximas Eleições estes 100.000 Portugueses e outros, outros tantos que entretanto sairão, por mais furiosos que estejam com quem os fez abandonar a terrinha, não poderão com o seu VOTO expulsar quem um dia os expulsou.
Saiu, perdeu votos na matéria...!!! Vota lá...!!! Bota par cá...!!!
Na Gafanha, há um ditado que diz: Só perde quem tem e quem não poder ter barcos, que tenha baterias...!!!
Ai Português pensavas que a Europa era marmelada, aí vai Cajadada.
As minhas desculpas se porventura der erros ortográficos, estou a viver na Suíça há muitos anos
Genebra, 12 de Março de 2007