13/03/2007

Clube dos Pensadores realiza debate extra sobre "O Norte e o Porto no Contexto Nacional"


Nacional - Sociedade

O Clube dos Pensadores anunciou hoje que vai realizar na próxima segunda-feira, dia 19 de Março, um debate extra – uma vez que o normal é a realização de um único por mês – dedicado ao tema "O Norte e o Porto no Contexto Nacional".
Tiago Silva

De acordo com o comunicado hoje emitido, o Clube adianta que o debate será realizado em Gaia, no Hotel Holiday Inn, no dia 19 de Março, com o início agendado para as 21h30.

O debate contará com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia pelo PSD, Marco António, do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto pelo PP, Álvaro Castello-Branco, contando ainda com o vereador do PCP na Câmara Municipal do Porto, Rui Sá, e com o empresário e licenciado em Direito, Manuel Serrão.

O biólogo e fundador do Clube, Joaquim e Jorge, será o convidado permanente e o analista financeiro e membro do Clube, Ricardo Arroja, será o convidado da plateia.

Num comunicado hoje emitido, Joaquim Jorge afirma que “o constante desfavorecimento da região Norte e o substancial corte de verbas do PIDDAC (programa de investimentos e despesas de desenvolvimento da administração central), tendo em conta que a região é a mais pobre do país, uma politica de coesão interna, deveria haver uma discriminação positiva”.

“Actualmente o Porto não tem peso político e económico. O desprezo que sucessivos governos tiveram e têm é um ultraje. Não percebo o que os diversos eleitos pelas gentes do Porto estão a fazer na capital, nomeadamente os deputados na Assembleia da República? Assim como os dirigentes políticos dos partidos do Porto? O agachar inaceitável perante interesses politico-partidários é notório. O receio de fazer ondas, sendo bem comportado para mais tarde ter o "merecido prémio"”, sublinha o documento.

“Aonde está o mau feitio dos políticos portuenses, com a sua independência de espírito e amor à cidade e à região? É necessário uma conjugação de esforços, com uma articulação estratégica com as forças vivas da cidade (políticos, empresários, universitários, etc), com a evidente aproximação à Galiza”, acrescenta o fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge.