Luis Gourgel Silva
Segundo o JN "A vitória de António de Oliveira Salazar no programa "Grandes Portugueses" é vista sobretudo como um voto de protesto, de insatisfação com a democracia e uma prova de que se tem um conhecimento pouco aprofundado do que foi o Estado Novo. "
_______
Mas será que este foi apenas um pequeno sinal de protesto político ou reflecte um certo falhanço da democracia portuguesa? Será que o actual descontentamento social e as grandes assimetrias regionais levaram a este resultado ou "há um falhanço enorme na educação no pós- 25 Abril"?
Numa altura em que o Clube dos Pensadores "marca" a agenda politica, debatendo temas como Corrupção, Regionalização, O Norte e o Porto no Contexto Nacional, certamente valerá a pena assistir ao próximo debate sobre Justiça e Trabalho.
Cada dia que passa temos mais obrigações e menos direitos, maior insegurança e maiores exigências. Menos regalias, menor qualidade de vida e menos tempo para nós e para os que nos são próximos, tudo em nome da bem dita produtividade.
Será que tudo era mau no tempo da ditadura ou como diz um membro deste clube (com todo o respeito que me merece) talvez estes sejam os custos a pagar pela Democracia e pelo Europeísmo em que vivemos?
Adoro viver em Democracia, mas hoje em Portugal não está facil sobreviver na mesma.