12/01/2007

O pensador do clube





Mediático-o professor é hoje comentador regular do PortoCanal e cronista da imprensa escrita


O Clube dos Pensadores foi fundado há um ano, no Porto, pelo professor Joaquim Jorge. Hoje, é o maior movimento de debate a Norte


Após as eleições presidenciais, em Janeiro de 2006, Joaquim Jorge biólogo e professor, 49 anos, estava desiludido com a vida partidária. Depois de pertencer a comissão de honra de Manuel Alegre, candidato derrotado, queria continuar a sua participação cívica, mas de forma independente. Algum tempo antes, tinha saído da comissão concelhia do PS Porto e sido candidato autárquico a câmara municipal da Maia, experiências partidárias que o desagradaram.
Sem espaço de intervenção, reuniu dez amigos e fundou o Clube dos Pensadores, um grupo de reflexão politica, que já promoveu nove debates na capital do Norte, com protagonistas de vários quadrantes sociais e políticos. “Quis fazer algo diferente. Nos partidos há muita confusão e intriga”, disse Joaquim Jorge a Focus.
O arranque da iniciativa foi difícil, recorda o professor. Constituído o núcleo de fundadores, Joaquim Jorge angariou um patrocínio e começou a pensar sobre quem seria o convidado ideal para abrir o primeiro ciclo de debates. Cedo chegou a conclusão de que o seu amigo Vicente Jorge Silva, jornalista e ex-director do Público, era a escolha acertada. “Encarna o tipo de pessoa que queríamos: um Pensador livre”, justifica Joaquim Jorge. Foi organizado o primeiro debate, sobre Jornalismo e Politica, com a presença de poucas dezenas de pessoas. Hoje, o clube tem cerca de 50 membros fixos e atrai pelo menos uma centena de pessoas aos eventos — que contam sempre a presença de um convidado, um especialista na matéria em causa e um representante da sociedade civil.
Apesar de sediado no Porto, o Clube dos Pensadores não trata exclusivamente dos problemas do Norte. “Não somos regionalistas nem bairristas”, diz o organizador. Os temas seleccionados para os painéis foram de âmbito nacional: corrupção, cidadania, educação, descentralização, cultura, entre outros — onde participaram nomes como Manuel Alegre, Luís Filipe Menezes, Narciso Miranda, Manuel Monteiro, Diogo Feio ou João Teixeira Lopes. “O que nos distingue de outros movimentos é a diversificação”, esclarece Joaquim Jorge, que promete organizar um debate em Lisboa, no decorrer de 2007.
Logo após terem sido realizados os primeiros encontros, a sociedade nortenha começou a desconfiar dos interesses partidários ou pessoais que poderiam estar a utilizar o Clube dos Pensadores como meio de projecção. “Somos independentes. Não ternos nenhum compromisso partidário, ideológico ou pecuniário”, aponta Joaquim Jorge. E apresenta como prova a variada lista, em termos de cor partidária, dos convidados para as iniciativas. A que se acrescentam as figuras que vão estar presentes no terceiro ciclo de debates, que se inicia ainda em Janeiro. Santana Lopes e Manuel Maria Carrilho são os cabeças de cartaz (ver caixa).
Várias personalidades a Norte ficaram agradadas com o projecto e participam regularmente. Narciso Miranda disse a Focus que O Clube dos Pensadores “é um excelente complemento aos partidos, por vezes são demasiado fechados”. Luís Filipe Menezes, líder da autarquia de Gaia, assinala “o efeito positivo para a democracia” deste tipo de encontros.

PEDRO BARROS COSTA


Agenda do Clube dos Pensadores:


O professor Joaquim Jorge tem cinco debates já marcados pare as próximos meses. Carrilho e Santana vão ao Porto

22 de Janeiro — Cultura: Um Desafio Nacional, um Trunfo Global, com Manuel Maria Carrilho, vereador da Câmara Municipal de Lisboa e ex-ministro da Cultura

5 de Marco — A Memoria e a Politica, com Pedro Santana Lopes, deputado e ex-primeiro-ministro

19 de Marco —O Norte e 0 Porto no contexto nacional, com Álvaro Castelo Branco, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Sá (vereador do PCP na CMP) e Manuel Serrão, empresário


2 de Abril — Justiça € Trabalho, com Garcia Pereira, advogado

Junho —O Paradigma da Gestão Autárquica, com Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia

Todos Os debates são abertos ao público e têm inicio as 21h30, no hotel Holliday Inn, em Gaia.
Mais informações em clubedospensadores.blogspot.corn

________________________________

Entrevista na revista Focus esta semana (nas bancas 4ªfeira), para falar do nosso clube por Joaquim Jorge. Esta revista não está disponível on-line. É importante para a divulgação do Clube dos Pensadores, porque é uma revista muito lida em Lisboa e por gente jovem.


Clube dos Pensadores
________________________________