
O fundador e mentor desta nova forma de activismo cívico, Joaquim Jorge, foi recebido esta semana, na Câmara Municipal de Gaia pelo seu presidente Luís Filipe Menezes.
Tiago Silva
Ver mais em: Nacional - Sociedade
Joaquim Jorge apresentou em traços gerais, o seu projecto e os vários debates que se vão realizar em Gaia, no hotel Holiday Inn.
Seguindo a politica de deslocalização do Clube, os debates irão percorrer os vários concelhos da Junta Metropolitana, sendo que o Clube já esteve na Maia, dirigindo-se agora para Gaia e mais tarde para Matosinhos, estando previsto uma ida a Lisboa mais tarde.
Tendo em conta o grande interesse de muitas pessoas de Lisboa, o clube está a ponderar realizar uma iniciativa na capital com o apoio de quem o pretende
No comunicado hoje emitido, Joaquim Jorge informou que haverá debates em Janeiro, Março, Abril, Maio e Junho; sendo que o primeiro debate será a 29 de Janeiro e terá uma figura nacional ligada à Cultura, que será o convidado especial.
“Luís Filipe Menezes mostrou total disponibilidade para apoiar este clube de reflexão, e o facto do clube passar a realizar os seus debates na cidade de Gaia é uma boa noticia”, adianta o documento.
O presidente da Câmara Municipal de Gaia (CMG) disponibilizou os seus colaboradores mais próximos para dar brilho aos debates. No debate de 29 de Janeiro estará como convidado específico o vereador da cultura, Mário Dorminsky, e nos próximos debates estará provavelmente o vice-presidente da CMG, Marco António.
Ficou também acordado que o presidente Luís Filipe Menezes fechará o terceiro ciclo de debates, provavelmente em Junho que versará sobre o tema ‘O paradigma da gestão autárquica’, sendo que Menezes já tinha estado presente no primeiro ciclo de debates discursando sobre o tema ‘Regionalização ou descentralização’.
“Luís Filipe Menezes mostrou também interesse em estar presente nos vários debates como mero assistente assim que a sua agenda o permita. Fiquei sensibilizado com o interesse e simpatia demonstrados”, sublinha Joaquim Jorge.
“Percebo porque Menezes é um líder muito acima da média, aberto à inovação e novas formas de pensamento, apesar do seu credo político”, afirmou Joaquim Jorge, reafirmando que o Clube tem um carácter transindividual, de cariz transversal, dando um contributo para a abertura da sociedade civil, realçando a importância de ‘debater’ e ‘pensar’, assim como, o seu descomprometimento e informalidade. Actualmente os partidos estão muito ensimesmados”.
Finalmente, o fundador do Clube dos Pensadores irá convidar outras forças políticas para estarem presentes nos debates numa atitude democrática, plural e de respeito.
_____________
Em virtude de existir muito interesse dos cidadãos pelo país fora, está disponível a utilização do blog com o endereço http://clubedospensadores.blogspot.com, assim como o mail jota.jota@sapo.pt, fundamental para a divulgação das iniciativas do Clube e de para quem quer estar informado.
