07/12/2006

CLUBE dos PENSADORES

Reflexão, Formação, Consciencialização, Convívio e Participação


MARTINS CARVALHO


Alguns dos degraus que nos levarão à construção de um MUNDO MELHOR.
Perdi já alguns meses… Tomei conhecimento da existência deste Clube apenas no dia em que a minha filha, preocupada com as questões e as decisões relacionadas com a orientação da EDUCAÇÃO, decidiu assistir e participar no debate que, sobre este tema, o Clube dos Pensadores organizou em momento de grande movimentação e efervescência.
O entusiasmo com que a Lígia, apesar da sua habitual exigência, me falou do ambiente, da moderação, da assistência e da participação que caracterizaram a jornada, despertou-me a curiosidade sobre esta invulgar e preciosa iniciativa.
Quais nos membros do Clube, quais os temas abordados, quem são os convidados para os debates, quais os níveis quantitativos e qualitativos dos participantes?
Que deliciosas surpresas!
- Entre os membros do Clube, além de figuras públicas de relevo que conheço apenas pela sua qualidade de intervenção na vida pública, encontrei também, o que para mim tem superior significado, algumas das pessoas que desde sempre estimo e aprecio pela sua exemplar honestidade intelectual e comportamento cívico;
- Os convidados são a melhor garantia da qualidade das análises e da confiança que lhes merece esta iniciativa e sobretudo o seu fundador e principal dinamizador;
- A assistência, pelo que pude constatar nos últimos debates a que tive a fortuna de assistir, revela interesse, participação e elevação que não são características assim tão frequentes. Não é fácil ficar como passivo “ouvinte”. São constantes os convites, por parte do moderador, à interacção com os convidados. Os raros e insignificantes exageros que a liberdade de expressão pode originar, são facilmente ultrapassados. Não senti ainda o desagradável “Politicamente Conveniente” da procura de vantagens, vulgo “graxa”, “pendura”, ou “infiltramento” à procura de “tachos” inexistentes numa iniciativa como esta.
Temos já a promessa dum 3º ciclo de debates, faço votos que tudo corra da melhor forma e arrisco desde já endereçar os meus parabéns ao responsável principal por esta ideia.
Sem estar na posse de qualquer informação sobre os temas a debater, espero que os assuntos sejam abordados de maneira livre e participativa, como tem sucedido, e tratados de forma clara, compreensiva, desmistificada e traduzida ao nível do comum dos mortais interessados.
Assuntos de interesse político-económico para todos como por exemplo: Emprego, Criação e Distribuição de Riqueza, a Globalização e suas implicações, Reformas, Segurança Social e seu financiamento, o Deficit, a Produtividade, a Pobreza e a necessidade absoluta de seu acompanhamento e apoio, as Escolas, a Saúde e a sua gestão, a Segurança Púbica, os Desvios Comportamentais, etc seriam decerto bem recebidos e motivadores da dinâmica criada.
Bem haja Joaquim Jorge, parabéns e muito obrigado


engenheiro e membro do clube