06/12/2006

Clube dos Pensadores-último debate noticia no JN






Jornais enfrentam novos desafios

Discutir o tema dos jornais e da televisão foi pretexto para o encontro que encerrou o segundo ciclo de debates promovido pelo Clube dos Pensadores, na Maia, que reuniu várias figuras relacionadas à área da comunicação social.

José Marquitos, ex-administrador da Global Notícias e actualmente administrador do "Sol", defendeu a importância da independência das administrações em relação à linha editorial das respectivas publicações. "O poder económico terá de respeitar a linha editorial do jornal, se assim não acontecer é dramático e grave", disse.

Abordando especificamente o tema dos jornais, José Marquitos considera fundamental implementar-se algumas mudanças, caso contrário "a imprensa escrita fica de facto ameaçada" . Ainda sobre a mesma questão, José Leite Pereira, director do "Jornal de Notícias", realçou a necessidade dos jornais se prepararem para as mudanças que o progresso impõe, sendo premente a adaptação dos jornalistas e dos jornais a novas plataformas. "Os jornalistas de hoje, os jornais de hoje, tal como nós entendemos, vão seguramente acabar, pois a realidade é bem diferente", adiantou Leite Pereira, sublinhando a existência da "concorrência" na internet, através dos blogues e também das televisões.

O director do JN disse que os jornais que são líderes "é que têm de ser os primeiros a desbravar caminhos, podendo assim de forma empenhada enfrentar os novos desafios".

Joaquim Queirós, ex-director de o "Comércio do Porto" e actual director do "Matosinhos Hoje", que se classificou como uma espécie de "sem-abrigo da comunicação social", afirmou continuar a acreditar no futuro da imprensa regional, apesar das "sucessivas barreiras que vão surgindo". Garantiu que "se um dia matarem a imprensa regional, matam a carreira profissional de muitos estudantes de comunicação social que só têm tido na imprensa regional a única saída para a carreira de jornalista".


Agostinho Santos




Nota:foi muito bom para o clube esta noticia publicada hoje no JN pag.62.Foi estranho é não ter feito referência à figura de Joaquim Jorge,membro fundador do nosso clube mas...Deve ter sido lapso do jornalista,para quem também fala e dirige o debate.Vincadamente pela metodologia usada. Mesmo assim foi mais um passo na nossa evidente afirmação na participação cívica e discussão de temas actuais.É uma satisfação acrescida e alentosa para o futuro.


Clube dos Pensadores