02/10/2006

JORGE SAMPAIO e o DEBATE com MANUEL MONTEIRO



O debate que se realiza logo à noite sobre, partidos e o sistema político ,algo que me preocupa há muito tempo. O seu funcionamento, estatuto dos deputados, sistema eleitoral , a imagem do Parlamento.A forma como são escolhidos “os senhores políticos”,etc.
As preocupações proferidas este fim de semana por Jorge Sampaio mais interesse vem dar a este tipo de debates abertos e plurais
Jorge Sampaio referiu que os cidadãos acreditam cada vez menos nos políticos,sendo prova disso a fraca participação nos actos eleitorais.Disse também que é necessário aproximar o Estado dos cidadãos.
Defendeu a renovação dos partidos e a respectiva mudança nas estruturas partidárias. É o antigo presidente da República que o diz, concluindo a necessidade de “novos espaços de actividade cívica”.
O Clube dos Pensadores assim o tem feito vai fazer um ano, o problema é que os partidos imóveis não apreciam e vêm com maus olhos estas iniciativas,procurando denegri-las e boicotá-las. É pena porque a democracia participativa serve de complemento à democracia representativa.
Este é o nosso caminho,com todo o respeito que temos pelo antigo presidente Jorge Sampaio,já o fazemos à algum tempo com denodo,sacrífícios, mas tem dado os seus frutos, trazendo cidadãos que já não ligavam nada à política e outros desmotivados, que lhes permite ter voz , intervir e sentir que são úteis e importantes.Esse é o desafio que está a ser conseguido com adesão de inúmeras pessoas que só tem um compromisso com elas próprias se quiserem vem aos debates se não quiserem não aparecem e está tudo bem. Liberdade sem imposições.
Logo lá estaremos apesar do F.C.Porto dar na televisão o que dificulta a presença maciça das televisões por falta de meios técnicos à disposição.Mas a imprensa aprecia e apoia esta iniciativa ,veja-se o que passou este fim de semana nas televisões e hoje no Público.
Podem não vir sempre mas tem dado uma ajuda enorme porque também é algo de diferente com classe e elevação a que não é alheio a escolha dos convidados,sendo Manuel Monteiro a pessoa indicada para falar deste tema já foi presidente de partido e fundou outro,em Portugal não conheço ninguém que tenha passado por esta experiência e esteja no activo.


Joaquim Jorge