Matosinhos
Surgiu mais um espaço de reflexão
Vicente Jorge Silva, Luís Filipe Menezes, Narciso Miranda e Nuno Pacheco serão os primeiros a intervir. Afirmou Joaquim Jorge, em recente entrevista que passados 30 anos os partidos estão cansados, desgastados e há a necessidade de reflectir e procurar novos valores para a valorização da democracia. Estas palavras são ao fim e ao cabo o reflexo de várias actividades que estão a surgir de grupos de cidadãos, buscando espaços para discussão. Um deles é o chamado Clube dos Pensadores, o qual já ontem, terça-feira, no Hotel Egatur, na cidade da Maia, deu início a um ciclo de debates, com a intervenção do jornalista e fundador do jornal “Público”, Vicente Jorge Silva, que falou sobre “A Comunicação Social e os Políticos”.
A 5 de Abril, no mesmo local, pelas 21,30 horas, será a vez do presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, falar sobre “Regionalização ou Descentralização?”. Narciso Miranda, a 3 de Maio, será o convidado especial e irá falar sobre “O Poder Local e o seu Futuro”, enquanto a 7 de Junho, o jornalista e director Adjunto do jornal “Público” tratará do tema candente “Jornalismo, Responsabilidade e Censura”.
O Clube de Pensadores na sua apresentação afirma ter por “finalidade a liberdade de expressão e pensamento” e “aberto às pessoas que gostam de agir livremente sem impedimentos”.
O envolvimento do Clube dos Pensadores irá pois no sentido do principio que todos os cidadãos terão de ter a garantia de não serem impedidos de exercer o direito de opinar, participar, sem qualquer constrangimento partidário. Há, ainda, o objectivo de promover a participação dos cidadãos no debate de temas como a ecologia, os direitos humanos, a globalização ou o voluntariado.
