06/06/2019

Bilhete Postal de Genebra





 « Agustina Bessa- Luís»

Humilde homenagem, de um português viajante do mundo.

     Tomei conhecimento do Trespasse, da Venerável Autora que foi a Agustina Bessa-Luís, no Telejornal da passada segunda-feira na RTPI. A RTP fez questão e muito bem, de colher opiniões sobre a Escritora e mensagens de pesar, junto de alguns pensantes da actualidade portuguesa. Escutei a trivial “lenga-lenga” e por fim aparece a Sra. Ministra Da Cultura para um “directo”. Também  escutei até ao fim a Sra. Ministra e foi aí que ouvi qualquer coisa, que é a imagem de Portugal :
     A dada altura, diz a Sra. Ministra ...” a Obra da Agustina nunca foi traduzida, por isso é preciso traduzir a Obra de Agustina Bessa-Luis, imediatamnete em Inglês ....! “
     Mas então a Obra da Agustina Bessa-Luís, não está traduzida em língua alguma que não seja o Português do Brasil ...?
     Felizmente que o Manoel de Oliveira, traduziu o Pensamento e alguns textos da Agustina em Imagens ...!
     É verdade que a Obra de Agustina, aqui na Suíça, não aparece em língua alguma, muito embora aqui viva muito português oriundo da mesma terra onde ela nasceu. Mas isso não é relevante.
     O que é relevante é que Agustina Bessa-Luís foi membro de várias instituições culturais e da escrita ao longo da sua vida e nem isso terá despertado os “manda-chuvas”. É muito giro vir à televisão ou em tempos idos as Gazetas “mandar papaias”, a propósito deste ou daquele, depois do Criador lhe ter enviado a carta de chamada. Visto que a Agustina recebeu o Prémio Camões, também este foi muito Grande depois de ter morrido. Sem falar no seu pobre criado o: JÓ !!!
     Assim a Agustina Bessa-Luís foi já 1961/62: Membro do Conselho de Direcção da ; Comunita Europeia degli Scrittori, em Roma...
Foi Membro da Academia Europeia de Ciências das Artes e das Letras fundada em Paris por Raymond Daudel da qual veio a ser Presidente até 2004, ... e mais não transcrevo ...!
     E nem assim se traduziu a sua Obra ...???
Agustina Bessa-Luis terá declarado alguma vez : “sou mais conhecida que lida ...!
Nelson Fernandes 
     As Condolências à enlutada família da parte de um português no Mundo. Descansa em Paz Agustina. As Grandes Mulheres e os Grandes Homens é assim: o corpo morre, mas o NOME têm direito à Vida Eterna.