22/10/2018

CM Gaia: limpeza





Aborrece-me e incomoda-me estar sempre a reclamar o óbvio. De novo, tive o cuidado de alertar o vereador responsável que tutela esta área, fez de conta, não sei porquê!?
Esta zona é um local onde passam pessoas para o Continente e crianças perto de duas escolas: uma pública, escola primária de Cabo-Mor e outra privada o Colégio João de Deus. Mas, também, por uma Instituição de apoio a idosos.

Se, um dia destes, alguém se magoar, ao passar calcar objectos cortantes, vidros ou um ferro com pregos, a culpa será assacada à CM Gaia.

O que é que anda a fazer a oposição em Gaia? Onde pára o PSD? Deve andar distraído, com a elaboração das listas para deputados nas próximas eleições.

O que se passa nesta zona tem que ver com saúde pública. Ponto final parágrafo!

Estamos numa zona nobre da cidade de Gaia, mesmo no centro da cidade é inadmissível haver cascalho, fragmento de árvores e mato com este aspecto desolador.

Há mais de 5 anos que informo que os jardins circundantes são limpos e arranjados e este bocado de terra não é, e está ao deus-dará. Também sei e não esqueço que este terreno, segundo me informaram é da Igreja, isto é, a CM Gaia não tem que cuidar desse espaço.

Pois bem, então deve exigir que cuidem do terreno ou circundando-o com um passeio, de modo que, as pessoas evitem com uma falta de civismo atroz fazer deste espaço um estaleiro de obras e zona de resíduos de árvores. Fazem obras em casa e deitam o entulho ali, cortam as árvores e deitam-nas ali.

Isto não pode nem deve acontecer. A câmara deve colocar uma placa a indicar proibido deitar entulho e cortes de ramos de árvores, sujeitos a coimas. Depois deve vedar a área para evitar que constantemente aconteça estas situações e outras como, pessoas venham mudar o óleo do carro e fazer a revisão, prejudicando seriamente o ambiente e de quem vive nesta zona.

É intolerável o que se passa e constantemente a repetir-se. Como se pode ver pelas fotos as zonas circundantes são tratadas e no meio parece que estamos noutra cidade e no meio do mato.

Para além do vereador, o director municipal, o director de departamento e o chefe-de -divisão devem informar o responsável pela limpeza desta zona para actuarem.

É por isso, que eu entendo que a melhor forma de tratar os munícipes não é com eventos, sala de congressos e quejando. Eu como munícipe quero limpeza eficiente nas ruas e jardins, ruas sem buracos, boa iluminação, patrulha policial, etc.

Se nada se fizer, dentro em breve, será uma lixeira a céu aberto no centro da cidade.


Era só...

Obrigado,

JJ


Nota: é muito fácil saber quem o faz, são sempre os do costume. Quem está a fazer obras em casa e quem tinha arbustos e os cortou. A falta de respeito e cidadania é gritante no séc. XXI.