08/09/2018

HÁ UMA OUTRA ANGOLA



Valdemar F. Ribeiro* 


Há uma  Angola  dos  cidadãos  que se esforçam  e acreditam numa conduta  ética,   norteados pela  moralidade, pelo respeito,  na  construção deste  novo país.

É nesta Angola que acreditamos, aplaudimos, labutamos e nos orgulhamos mas tendo  total consciência das dificuldades ainda grandes, em todos os campos pois o ser humano é um ser que muito precisa aprender.

Esta Angola com moral existe ao nosso redor, diariamente, e  nela estão incluídas as crianças, jovens, adultos , mulheres e homens de todos os tons e culturas, pessoas que realmente  trabalham e se esforçam todos os dias para ganhar seu sustento e de sua família, pessoas que querem aprender  e se esforçam em  agir com ética mesmo que por vezes não saibam o significado profundo desta palavra.

Estes cidadãos, a maior parte nascidos em berços que não são de ouro,  berços simples mas honestos, cresceram  e  crescem em  estruturas  familiares respeitosas e com  moral, apesar da  realidade da vida os querer levar muitas vezes por caminhos menos corretos, gananciosos e falaciosos.

Em todos os recantos deste grande país chamado Angola, há um povo muito jovem, eclético, que  diariamente  labuta, se esforça por melhorar e aprender, que quer ser honesto, que  estuda, que  cumpre horários, que recebe salários mensais ganhos  com seu próprio esforço e suor e que  à noite, após o jantar com sua família, mesmo sendo um jantar muito simples, dorme e acorda cedo para ir trabalhar e cumprir com suas obrigações.

  nesta Nação pessoas que, apesar de todas as dificuldades, são alegres, amigas, fraternais,  humildes, orgulhosas de si e de suas raízes e que colaboram na construção de um desenvolvimento sustentado .

Há em Angola gentes que tambémtrabalham por amor ao que faz, gente que é professor,  artista, médico, advogado, desportista, estudante, arquitecto, empresário, funcionário,  pedreiro, dona de casa, mãe, pai, irmão, jornalista, professor de ballet ou de música ou de   artes plásticas ou de  informática, ... enfim, gente que gosta de seu trabalho e o faz por amor à sua arte, pessoas  normais como existem em  qualquer outro país normal.

E não são poucas estas pessoas, apesar de não parecerem muitas pois seus rostos não aparecem nas luzes da ribalta  e da  midia e pouco se fala delas, dessa maioria que vota ou não vota.

Esta  é  a  ANGOLA   da  qual  muito  se precisa  falar pois é uma nação que tem tudo para dar certo desde que seja bem administrada.

É esta a Angola que queremos.

*Economista ,  empresário industrial , ambientalista