16/04/2017

Crónica de Genebra



Nelson Fernandes 
RÃO KYAO
     
A falar aqui, com uns Amigos amantes de Fado, veio à conversa o Fado acompanhado à Guitarra e ao Saxophone.
- Saxophone ???
- Sim !!!. Há um Musico em Portugal que têm acompanhado grandes Fadistas ao Saxophone. Chama-se Rão Kyao.
Fomos ao YOU TUBE à procura e aparece Rão Kiao, num registo da RTP dum Programa intitulado “ Coisas que a gente sente”, data ? a tocar o Tema “ Planicie” à flauta.
     Que desespero. A RTP não encontrou mais que meia dúzia de “gatos pingados”, para assistir à “performance”, de semelhante Artista. Qualquer Cadeia de Televisão, outra que portuguesa reuniria num qualquer Pavilhão de Lisboa, dezenas de milhar de espectadores para assistir a um concerto de um qualquer menos valioso que um RÃO KYAO.
     Os meus Amigos não sendo portugueses, chamaram logo à atenção.
..........................................................................................................
     Veio-me então à memória, um momento que vivi em Outubro de 1990 quando a RENAULT lançou o Famoso Renault CLIO. A Administração da Renault França, decidiu convidar representantes de todos os Países da Europa aonde a Renault produzia, ( dos quais Portugal!!! ), a uma viagem aqui à Suiça, para assistirem ao lançamento. Veio um País de cada vez. E como os convidados do maior grupo eram na ordem dos 1.800 e o Hotel “ Noga Hilton”, não encontrasse em Genebra uma sala  para servir tanta gente  e ainda uma Imensa Orquestra vinda dos Estados Unidos, foi montada uma imensa tenda Junto do Castelo de Rolle a uns 40km de Genebra. E eu fui na altura ganhar uns bons trocos a servir esses convidados ...!!!
     Todos os Países enviaram imensos grupos. Pudera. Viajar e comer à Pato...!!!  De todos, os mais inteligentes foram os Italianos, os quais enviaram duas Comitivas. Primeiro os técnicos e colarinhos brancos.
    Depois mecânicos, montadores e afins, num total de 1.800.
     Há ...! De Portugal ?. De Portugal, veio apenas a Selecção. Eram 300. Curiosidade, foi servido a quase todos os grupos, galinha da Índia “ pintade”. À Selecção (dos gatos pingados), foi servido um prato especial “ gigot d’agneau”...!!!. Problema .... a maior parte dos Seleccionados não gostava de borrego. E como havia dois no grupo, um de Leiria, outro de Tondela que me reconheceram, lá me meteram à procura de qualquer coisa para comer, outro que borrego. Ainda consegui arranjar uns quantos pratos de galinha da Índia, que tinham ficado na estufa e sobrado dos Holandeses, os quais tinham sido os convidados da véspera.
     Somos um País de gatos pingados, alimentados a “coêntros e rabanetes”, porque são coisas,  “que não vão à mesa do Rei”...!!!
     Somos racistas de nós mesmos. País de castas. E depois dizem que são castiços...Pudera.!!!