Ex.º Senhor:
Cônsul de Portugal em Manchester
Tem aparecido em vários blogs, tais como
“Portugueses em Manchester”, inúmeras vozes de descontentamento, para com os
vossos serviços de Consulado.
E' a demora dos serviços mas também, a falta de
informação, de justificação da demora e da falta de qualidade oferecida, que
mais tem irritado os utentes do vosso Consulado.
Este blog tem há volta de 1.800 membros e
continua a crescer. Recordo-me que há 2 anos, tentava-se atingir a barreira dos
200.
Estes números actuais, são apenas uma fracção do
fluxo de emigrantes que deixaram Portugal e se instalaram no Norte de
Inglaterra. Números que merecem leitura atempada e medidas a condizer.
Se a população diminuir em Portugal, aumentando o
seu numero pelas cidades de outros Países, os serviços prestados aos Portugueses
dessas cidades, devem ser reforçados.
Se e' a burocracia , que impede V. Ex.ª de
reforçar o número de funcionários do Consulado, terá aqui uma boa oportunidade
de forcar a “Reforma do Estado”, pressionando o Governo Central Português, com
os meios que tem ao alcance de V. Ex.ª, a mudar a forma arcaica e desadequada
de resolver os problemas, com que o seu Consulado (e possivelmente muitos a'
volta de Globo), se depara, devido a extra extra afluência de utentes.
Os serviços praticados pelo Consulado são pagos,
por isso, qualquer acréscimo de funcionários sera' com certeza, coberto pela
receita extra.
Não deverá ser o utente, a sofrer pela falta de
organização e de capacidade dos vossos serviços.
Espero que V. Exa possa usar este meu email,
reenviando-o para o Ministério que tutela o Consulado, para realçar o caos em
que se encontram os vossos serviços aos Portugueses, que vivem no Norte de
Inglaterra.
Sem Mais Atenciosamente
Pedro Almeida