04/07/2012

AS BABOSEIRAS E AS VUVUZELAS

Embora sejam diferentes, ambas me incomodam muito.
A vuvuzela é demasiado ruidosa e me dá cabo dos tímpanos provocando dores de cabeça; e mesmo num grande espaço como um campo de futebol, acabam por cansar qualquer um!
Mas, as que mais me perturbam e me irritam, são as baboseiras que de vez em quando alguns "armados" em grandes sabedores e defensores de ideias que adoptam muitas das vezes só porque é de bom tom e tomadas como modernas (!?) só por isso já são apoiadas e adoptadas. Como todas as outras ideologias e experiências que já existem, e que a realidade mostram o contrário do que defendem, sejam falsas e por isso têm que ser banidas da sociedade.
Pois é...,por isso mesmo é que a sociedade está como está...!
Vem tudo isto a propósito do que há dias ouvi, e que me deixou indignada por ser totalmente descabida da realidade e por isso só pode ser classificada de autêntica baboseira!
Dizia o psicólogo Quintino Aires, acerca da qualidade do ensino que temos( e que pelos vistos para ele o que se ensina nas escolas actualmente é que é bom, e o ensino que dantes existia era mau e não preparava os alunos como deveria ser...! ), que antigamente as escolas não ensinavam de forma a que as pessoas ficassem preparadas para saberem raciocinar e se defenderem!?
E exemplificou:
"Os alunos eram ensinados sem terem treino de raciocínio, e que por isso nós temos um alto grau de violência doméstica, e também uma grande abstenção de voto nas eleições".
Eu não queria acreditar no que estava ouvindo (e a professora que fazia parte do debate e pertencia à tal classe que este expert criticava também não...).
Meus ouvidos, e sobretudo os meus neurónios ficaram mais danificados do que se tivessem levado com o estridente som de uma forte vuvuzinadela...!


Todos os dias as notícias nos dão a conhecer casos de violência domestica que acontecem em vários estratos sociais e de idades bem diversas. A violência e assassinatos entre jovens namorados tem crescido assustadoramente, e a violência nas escolas entre os jovens, contra os professores e até os próprios pais é o que se sabe...!
Quanto à abstenção..., esta só como anedota é aceitável!
Todos sabemos, que precisamente por as pessoas saberem raciocinar, é que cada vez mais se afastam da política e dos políticos.
E então, os tais jovens de hoje que sabem raciocinar tão bem (!?) será que cumprem o tal dever de cidadão ?
Sinceramente..., é preciso ter muita falta de raciocínio para dizer semelhantes baboseiras...!
Realmente este senhor teve um grande azar com o professor que teve..., lá isso teve...!


Hercília Oliveira