05/05/2011

TEIXEIRA DOS SANTOS

Teixeira dos Santos , hoje na comunicação ao país sobre as negociações com a troika esteve bem . Realçando que este programa não é uma imposição.

Ao ser Teixeira dos Santos a comunicar ao país pormenores do acordo mostra que voltou para o lugar de onde nunca deveria ter saído.

Aceitou responder a todo o tipo de perguntas aos jornalistas e percebeu-se que foi a última aparição pública como membro do Governo com a pasta das Finanças.

Não sei o que se passou nos bastidores, antes e depois do pedido de ajuda, entre Teixeira dos Santos e José Sócrates ,mas houve tensão e opiniões diferentes como conduzir o país.

José Sócrates depois de perceber que a divergência com a estrela do seu governo o prejudicava ,recuou inteligentemente. O palco foi dado a Teixeira dos Santos que deu as más notícias que negociou minuciosamente ( mais uma vez o mau é ele que informa).

Como sempre, o governo antecipou-se falando antes da troika. Hoje foi um momento em que ao estar em palco sozinho Teixeira dos Santos foi reposto o reconhecimento pelo que fez neste governo e por este governo.

Errou algumas vezes e cedeu outras tantas mas a sua seriedade e competência saem incólumes.
Não é fácil ser-se Ministro das Finanças com esta crise e com este Primeiro-Ministrro.
Mais ainda da ausência de mecanismos suficientes de fiscalização, pelo Ministério das Finanças, das despesas dos ministérios e do sector empresarial do Estado.

Ainda vamos ter saudades de Teixeira dos Santos , sai de cabeça erguida com a sensação de missão cumprida.. E, com a sua imagem de marca - apoiando José Sócrates e o governo de que fez parte , apesar de se perceber nas entrelinhas alguns contornos de diversidade.,foi solidário apesar de tudo - um Senhor.


JJ