04/05/2011

O MESTRE

José Sócrates garantiu ontem à noite que não haverá cortes adicionais nos salários dos funcionários públicos. Referiu que o acordo que o Governo conseguiu não mexe no 13º mês nem no 14º mês nem sequer os substituir por nenhum título de poupança.José Sócrates adiantou também que as pensões superiores a 1.500 euros serão alvo de cortes, medida que já constava no PEC IV e não haverá aumento da idade de reforma.
Nesta alocução ao país estava a seu lado Teixeira dos Santos. A resposta do PSD veio de Eduardo Catroga . Porque não foi feita por Pedro Passos Coelho ? Falava Pedro Passos Coelho e tinha ao seu lado Eduardo Catroga ou falava sozinho.
Não pode alegar desconhecimento do acordo, deveria ter sido ele a dar a cara pois inviabilizou a aprovação do PECIV, não pode dar a ideia de andar sempre a fugir ou não assumir.
Ao longo de muito tempo sempre critiquei José Sócrates , aliás publiquei recentemente um livro que será apresentado por Alberto João Jardim «blogue Clube dos Pensadores«, que fala da maneira exímia com que gere a sua conduta política.
Nesse livro refiro-me a algo em que mostra que é um mestre . Reparem que todos os funcionários públicos estavam já com a ideia e interiorizaram que ficariam sem o subsidio de Férias e de Natal , mais cortes no seu salário, temeram muitos ser despedidos,etc. Nada disso se vai passar, isto é, José Sócrates é mestre em dar a sensação que deu algo que nunca tirou ,e que neste caso, os funcionários sempre tiveram direito. Contudo para quem sairia lesado , fica com uma sensação agradável de posse e de conforto. Pensam ,afinal vou continuar a receber o subsídio de Férias e de Natal e não vão cortar mais no meu ordenado!
No fundo manteve-se o que tinham direito, mas fica-se com a sensação que deu. Razão tinha Pacheco Pereira que o PSD não deveria ter votado contra a aprovação do PECIV. Permitiu que José Sócrates se vitimizasse e negociasse os dossiers que tão bem conhece de uma forma favorável à sua estratégia . Alargou os prazos de redução do défice e as condições de empréstimo , desta maneira posso estar enganado mas vai ganhar as eleições. José Sócrates é um indivíduo versado em ciência política,perito em transformar uma aparente derrota em vitória inverosímil, sabedor,artífice nas maiores dificuldades tornando-as em aptidão para almejar os seus intentos. Goste-se ou não é um mestre , com mão de mestre.

JJ