27/04/2011

SUGESTÕES



Vivemos numa altura de crise , das maiores dos últimos cem anos. Vamos ter uma campanha eleitoral porque é que os partidos não se abstêm de gastar dinheiro sendo um atentado a quem não tem e pode?
O PS escusou-se a revelar quanto vai gastar , mas hoje informou que vai gastar 2,2 milhões , porém nas últimas eleições gastou 5,54 milhões de euros. O PSD estima gastar perto de 2 milhões de euros , mas em 2009, o PSD apresentou um orçamento de 3,34 milhões de euros.

O CDS-PP 850 mil euros. O PCP 995 mil euros e o BE prevê gastar 700 mil euros . Nestas contas não contabilizo os partidos pequenos e que aspiram a uma subvenção.

As dificuldades do momento deveriam fazer com que os partidos não gastassem dinheiro nenhum e o que amealhassem dessem a instituições de solidariedade . Apesar de apresentarem orçamentos mais reduzidos pois evitaram recorrer a outdoors que são carissimos e poluem a paisagem. Sinceramente há tantas maneiras de informar gastando um mínimo de dinheiro para além da Internet e redes sociais , usando a televisão , rádio e telemóveis. Fazer sessões de esclarecimento abertas a todos e não missas cantadas somente com fiéis . Esta é uma sugestão de contenção ,mas para não variar , «olha para o que eu digo mas não olhes para o que eu faço». Relembro que os partidos são financiados nas suas campanhas , recebem pelo voto euros e subvenção. Não acham que é demais? A democracia fica muito cara , não se poderia poupar nesta área?

JJ