14/01/2011

PRESIDENCIAIS

As eleições presidenciais portuguesas de 2011 realizar-se-ão no dia 23 de Janeiro de 2011. Segundo a Constituição da República Portuguesa, um candidato para ser eleito necessita da maioria (50% + um) dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados.

O voto em branco em sinal de protesto é inútil nas eleições presidenciais uma vez que não conta para o apuramento final dos resultados, ao contrário das outras eleições, em que entra para a percentagem final.Os votos em branco nas presidenciais não alteram resultado Os votos em branco e nulos não terão qualquer influência no apuramento dos resultados eleitorais para as presidenciais. O voto em branco é um mito , aliás nas eleições legislativas , o voto em branco mais o voto nulo tornaram-se a 6ªforça mais votada , contudo o seu efeito prático é zero. Ninguém fica na Assembleia da República a representar os votos em branco ( 1.74%-99.161 votos) e nulos (1.37%-78.023 votos).
Nas presidenciais ,porém a abstenção pode obrigar a que haja uma 2ªvolta e pode ser fatal para Cavaco Silva , isto é, nenhum candidato tenha mais do que 50% dos votos expressos, que é diferente de terem que ir votar mais de 50%, recordo-me que Jorge Sampaio em 2001 foi eleito à primeira volta contra Ferreira do Amaral com uma afluência às urnas de 49,7%.
Se Cavaco Silva não for eleito à primeira pode não consegui-lo tão facilmente à segunda. Assim aconteceu com Freitas do Amaral que por uma unha negra não foi eleito à primeira e depois perdeu para Mário Soares que uniu toda a esquerda, com sapos engolidos pelos comunistas à mistura, para nele votarem.
Vai-se gastar nestas eleições 9,5 milhões dos cofres do Estado com a campanha de sensibilização e toda a operação logística das eleições presidenciais, como as transferências para as autarquias, a compensação dos membros das mesas das assembleias de voto , os tempos de antena,boletins de voto, etc.
Estou cansado desta campanha presidencial em que ainda vai nos primeiros dia e já ouço falar em presidenciais e candidatos há quase um ano, faço votos para que haja um Presidente logo na primeira volta , assim não há 2ªvolta poupa-se dinheiro ao Estado e acaba esta algazarra e ruído de fundo que me atormenta mais parecendo um zumbido latejante que não me deixa em paz.


JJ