O Prémio Nobel da Paz celebra hoje 92 anos junto da sua família em Joanesburgo, devido ao seu delicado estado de saúde.
O aniversário do histórico primeiro líder negro da África do Sul merece ainda a distinção da ONU.
Hoje celebra-se pela primeira vez o Dia Internacional Nelson Mandela, que foi instituído em Novembro de 2009 pela Assembleia Geral da ONU, pela contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura da paz e da liberdade.
É um exemplo vivo dos principais valores da humanidade que perdoou os seus inimigos para fazer do Mundo um "lugar melhor".
Mandela ficou 27 anos preso por lutar contra o apartheid e em 1994 foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, à frente do CNA, cargo que exerceu até 1999.
O Dia Mandela como diz Nelson Mandela é um dia para passar das palavras à acção. Já é tempo para as novas gerações continuarem a luta contra a injustiça social e pelos direitos da humanidade.
Parafraseando Nelson Mandela não há nada mais importante que dar. Um exemplo de desprendimento e um exemplo com o seu exemplo. É muito superior a qualquer político dos nossos dias.
Sempre com um sorriso e boa disposição. Deveria sim, ser considerado o presidente de todo o Mundo e de todos os povos na Terra. É inigualável com uma postura única. é uma lenda viva e um ícone para o futuro.
JJ