16/06/2010

A CORJA

Oliveira Neves




Camilo Castelo Branco escreveu no seguimento da obra literária Eusébio Macário, um outro volume a que intitulou de A CORJA.
Confesso que fiquei siderado. Mas então o Camilo Castelo Branco,já nessa altura, sabia por antecipação, o estado a que Portugal chegaria? Ou será que nunca chegou a sair dele?
Como o insigne escritor e literato já há muito faleceu, fico sem saber a resposta,embora adivinhando-a! E vem isto a propósito da tão falada,propagandeada e enfim, tão veementemente e urgentemente exigida pelo PSD acerca do assunto TVI/PT.


Tocando clarins,clarinetes e outros instrumentos de ruidoso e sonoro festim, também o Bloco de Esquerda,principalmente,apoiou a tal de CPI. -Queriam saber se o nosso 1º. tinha ou não mentido,se estava metido neste esquema de negócio,etc... Arranjaram uma Comissão,com presidente e tudo. Gastaram o dinheiro dos contribuintes,gastaram papel,tinta das impressoras,internet,cafés e copinhos de água,fotocópias e demais logística, e no final...


Ora bolas!
Concluíram os distintos parlamentares,sob o olhar pisco do senhor presidente,que por "acaso" é do PSD e que ás Escutas disse nada, concluíram dizia, pela voz do relator da CPI, que afinal o nosso 1º. não disse a verdade mas não mentiu ??!!.


Ou seja; Aqui está um caso em que a deputada brasileira Cidinha Santos,já habituada a presidir a CPIs. teria de certeza um "treque",sendo que nós por cá,como habitualmente,todos bem.


Parece que houve barulho a mais, exagero de ruído,podem bem com este desfecho,tanto o BE como o PSD, limparem as mãos à parede e passarem a candidatar-se aos próximos episódios do folhetim,que Camilo Castelo Branco escreveria de certeza se o revólver com que se suicidou tivesse ao menos encravado.