14/10/2009

PROGRAMA DE RÁDIO - CLUBE DOS PENSADORES

Programa na RCM às -quartas-feiras entre as 19h e as 20h. ( repete sábado às 24h ) .
Joaquim Jorge analisou as eleições autárquicas , os seus resultados e implicações.
Muitos cidadãos ouvintes entraram em directo e conversarem com Joaquim Jorge sobre este tema.Manifestando a sua opinião sobre a vitória de Guilherme Pinto ,de Custóias , Perafita , Matosinhos e de outras localidades.







Perante algumas perguntas colocadas pelos ouvintes Joaquim Jorge respondeu da seguinte forma.

As eleições em Matosinhos surpreenderam-no ?
Um pouco! A bipolarização foi a nota dominante entre Guilherme Pinto e Narciso Miranda com o esvaziamento do PSD , PCP e BE. Tive pena que Honório Novo não tivesse sido eleito vereador .
Pensei que iria haver 3 vereadores para Guilherme Pinto com a maior votação, 3 vereadores para Narciso Miranda e 3 para Guilherme Aguiar. E, o PCP elegeria 1 vereador e o BE também 1.
Mas tal não aconteceu . A CM Matosinhos está muito bem entregue , venceu o pragmatismo e a confiança inabalável do dever cumprido. Venceu uma política virada para o futuro e actual .Os matosinhenses penalizaram uma forma de fazer política ultrapassada e virada para o passado.

Qual é a sua relação com Guilherme Pinto?
Cordial e amistosa . Tive o privilégio de o convidar para um debate no Clube dos Pensadores ( CdP) e de perceber rapidamente que iria ser reeleito . Achei-o ,humilde , cordato , inteligente , eficaz e aberto a escutar.Espero que mantenha a sua dose de pragmatismo que abra o leque de pessoas que ouve e não só os seus seguidores para daqui a 4 anos ter uma maioria absoluta. Por que não formar um conselho de figuras de Matosinhos para solicitar opiniões e ideias sobre Matosinhos? Seria importante e um sinal de diálogo e compromisso.

Se fosse convidado para desempenhar funções em Matosinhos , aceitava ?
Eu sou mamedense e matosinhense .Tenho o meu programa de rádio na RCM . Vou continuar a fazer cidadania. Sou alguém atento ao que se passa e interventivo mas não me iludo nem tenho pretensões a tal . Há muita gente à procura de lugares...
Por ter convidado Guilherme Pinto para um debate fui ameaçado. insultado e difamado e estou aqui e voltaria a fazer o mesmo . Acho que contribuí na minha modesta opinião ,alguma coisa ,com o meu exemplo e a minha forma de ser e estar , para que estas eleições não tivessem casos sonantes e houvesse um mínimo de elevação e postura.
O meu papel é esse , fazer pedagogia o resto se tiver que vir um dia vem por acréscimo. Já não tenho idade para ilusões e não me movo no que faço dessa forma à procura do que quer que seja. Já dei provas disso. Tive muitos convites mas a minha consciência aconselhou-me a não aceitar nada.



Acha que O PSD deve-se aliar ao PS ?
Não. O PSD teve uma derrota expressiva . Os Matosinhenses escolheram Guilherme Pinto e a sua politica de continuidade no seu projecto . O PSD e Guilherme Aguiar não devem aceitar cargo nenhum , mas devem viabilizar este executivo não obstaculizando . Votar a favor quando for caso disso e absterem-se noutros casos com declarações de voto e a sua expressa opinião no que não estão de acordo. Os matosinhenses já tiveram mais de 30% e ficaram na oposição . Não se pode ser poder a qual quer preço e por ser...


Nota negativa mais uma vez
Estando o programa a decorrer o blogue do Clube ( clubedospensadores.blogspot.com ) está aberto à opinião de quem queira colocar um comentário na blogosfera . Aconteceu de novo problemas através da capa do anonimato afirmações difamatórias que Joaquim Jorge estava vendido a Guilherme Pinto e que este lhe tinha pago o livro «Clube dos Pensadores».

Joaquim Jorge não se conteve e respondeu que iria à Policia Judiciária departamento de informática saber o IP de quem ousou colocar de novo em causa o seu bom nome , as calúnias e atoardas proferidas por cobardes e sem carácter. E ,reafirmou que está farto de ter problemas por esta «gentinha» e de ter a fama e não ter o proveito , isto é , sempre a dizerem que tem este e aquele lugar e Joaquim Jorge continua fiel a si mesmo.


Na 2ªparte do programa deu a conhecer
António Nunes de Leiria e o seu projecto Dispersamente . Um amigo e alguém que
nutre simpatia por este projecto


Clube dos Pensadores