23/01/2009

ALBERTO JOÃO JARDIM


Decidi convidar Alberto João Jardim e ele acedeu vir ao Continente o que muito me honrou . Primeiro o tema « Refundação da República » é algo interessante e tem haver , que é preciso dar a volta a este país . A ideologia política é o momento que se está a viver . Não se deve seguir uma estratégia duramente partidária.

Alberto João Jardim é um dos políticos mais polémicos do actual regime em Portugal e coaduna-se com os princípios do clube: ter por lema falar de uma forma aberta, sem manha, em liberdade, com espontaneidade, sem sujeito a condições, sem medo de se expor e ser politicamente incorrecto.

Daí achar que este debate será interessante, solto, em que não haverá indizíveis e falar-se -á de uma forma "irresponsável" no melhor sentido da palavra.


A rígida ortodoxia partidária, a total previsibilidade do actual debate político, impede o descobrimento de novos meios e ideias para obstar ao repto de termos um país melhor e capaz.

Está na moda o politicamente correcto e não fazer ondas, dizer que é verdade e mentira , que está bem e mal . Mas não , que há verdade e mentira e o que está bem e o que está mal.

Alberto João Jardim tem assumido posições criticas contra o Estado de direito democrático na sua organização política , na separação e interdependência de poderes consagrados na Constituição da República Portuguesa.

Tem questionado os princípios de subsidiariedade da região autónoma da Madeira em relação ao estado Português. Recentemente provocou eleições antecipadas na Madeira em protesto contra a nova Lei de Finanças Regionais que o governo de José Sócrates apresentou.

A Madeira é um exemplo paradigmático de que é possível fazer coisas e, interessantes . Por que não transpô-las para o Continente ?

Vai-se referir em relação a temáticas nacionais e a discordância em relação às políticas seguidas pelo governo de José Sócrates. E em relação à vida interna do PSD.

Tendo em conta um inusitado interesse , este debate estará disponivel em directo online no blogue do clube no dia 23 a partir das 21h30 (
http://clubedospensadores.blogspot.com ) para quem não pode estar presente.

Haverá um jantar privado em sua honra , antes do debate.

No clube o habitual é o convidado de honra falar 20m , tendo em conta a intervenção de fundo Alberto João Jardim falará cerca de 40m inicialmente .

Será o 30ºdebate organizado pelo clube. Já estiveram presentes em anteriores debates: Manuel Alegre; Pedro Santana Lopes, Miguel Beleza; Manuel Maria Carrilho; Paulo Portas; Francisco Louçã ; Luís Filipe Menezes, Garcia Pereira , Carvalho da Silva , etc


Gente da política , direita e de esquerda , da sociedade em geral , do trabalho , do ambiente , dos jornais , do futebol , da universidade, etc. Procuramos ouvir toda a gente , mesmo que não gostemos, ou concordemos com as suas opiniões, mas escutamos atentamente o que nos têm para dizer.
Joaquim Jorge