09/08/2006

EXAMES NACIONAIS

Joaquim Jorge




Pais iniciaram acção para suspender efeito da repetição de exames.A Providência cautelar entregue,visa garantir que nenhum dos alunos do 12ºano,que ficou de fora das excepções seja ultrapassado no acesso ao Ensino Superior. O que se pretende segundo o advogado que conduz o processo, é garantir que os “ alunos que entrariam num determinado curso do ensino superior se não tivesse sido feito o despacho do ministério da educação,não sejam prejudicados por este mesmo acto.
O tribunal administrativo tem cinco dias a dois meses para decidir. Caso a suspensão do despacho viesse a ser ordenada os exames realizados ( Química e Física),realizados para melhoria de nota não serviriam para a candidatura à 1ªfase do ensino superior.Pondo em causa o principio de igualdade ,as regras do concurso mudadas a meio do percurso e com efeitos retroactivos.
Tudo isto é uma trapalhada à portuguesa pois prejudica também alunos de outras disciplinas de 12ºano e não nos podemos esquecer dos alunos de 11ºano que este ano já tiveram exames nacionais por exemplo de Físico-Química em que os resultados foram catastróficos e serviram de argumento para o governo repetir os exames de 12ºano mas não os de 11ºano.Vá lá o diabo compreendê-los! Critérios meus amigos, eles é que mandam até um dia...