António Fernandes |
Ardeu a Catedral de Notre Dame em Paris. Ardeu a Catedral de
Nossa Senhora de Paris.
O fogo consumiu em minutos quase oito séculos da História
dos Homens numa cidade de referência das movimentações de massas ao longo dos
tempos. Movimentações essas que foram cruciais para a transformação orgânica
das sociedades no sentido da sua evolução civilizacional e de conquistas
progressivas na sua qualidade de vida com mais e melhor equidade em domínios
vitais como o são:
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a educação;
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a justiça;
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o emprego com direitos;
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a dignidade do individuo;
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a liberdade;
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a democracia;
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a constituição do primeiro e único Governo
Operário, de curta duração é certo, como aconteceu com a Comuna de Paris em
1817, em resultado da resistência popular à eleição de uma maioria de deputados
monárquicos favoráveis à capitulação da França perante a Prússia; entre muitas
outras referências históricas de mudanças sociais efetiva em que as roturas são
a narrativa dos acontecimentos;
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Ciclos da História se encerraram para que outros
ciclos dessa mesma história se abrissem e assim se cumpra o ciclo da
Civilização Social dos Homens na Europa e no mundo!
A Catedral de Nossa Senhora de Paris foi erigida em honra de
Maria, Mãe de Jesus Cristo.
Imponente, a Catedral de Notre Dame, é um marco
incontornável da História em domínios específicos como o são;
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a espiritualidade;
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a pujança social da burguesia da época;
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a introdução de um novo conceito na arquitetura
Gótica;
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entre muitos outros motivos e valências;
A Cidade Luz foi, durante séculos, o polo de atração de uma
elite genuína nos domínios das artes, das letras e das ciências.
Para si convergiram artistas das mais diferentes áreas e
sensibilidades com destaque para a pintura; a música; a dança; a arquitetura; a
escultura; outros;
A Cidade Luz foi, durante séculos, o maior centro de artes
do mundo revolucionando conceitos sobre a obra, o meio e o uso, na justa medida
em que se passou a questionar o que é a obra e para que serve. Assim como, o
utensilio enquanto tal e a arte que deve conter. Desmistificando assim um certo
endeusamento que havia de uma certa arte enquanto tal, cingindo-a a um círculo
restrito de interesses, tornando-a de interesse e consumo social generalizado
cuja referência maior são as passagens de ligação entre margens: as pontes. Um
equipamento com a definição socioprofissional de obra de arte. A que se
associou o estilo e o desenho entre muitas outras manifestações de arte genuína
em todos os espaços e contextos.
Paris é por tudo isso uma cidade multicultural onde se
cruzam civilizações; religiões; ideários sociais; divergências e convergências políticas;
entre outras; que concentra em si um espólio arquitetónico e artístico
incomparável, onde pontuam museus de nomeada internacional sendo sem sombra de
dúvida dos mais concorridos no mundo.
A Catedral de Notre Dame perdeu o seu ponto mais alto, mas
nunca perderá o seu lugar na História dos Homens; da arquitetura e da
espiritualidade; e seguirá em frente.
As autoridades locais primarão pelo restauro apropriado no
tempo ao tempo a que reporta uma vez que as obras primas móveis já tinham sido
retiradas face ao restauro a que estava a ser submetida.