05/03/2019

Crónica de Genebra




Nelson Fernandes 
O Aniversário dos 13 anos do Clube dos Pensadores ( CDP)

     Treze anos. Idade pubertária um pouco tardia, para os standards de hoje. Idade sobretudo de escolher os Amigos. Até aqui, a Mãezinha e o Paizinho aconselhavam as amizades, em função da cor, do nível de riqueza, de educação, de escola frequentada e bem assim das notas obtidas, orientação sexual, se fuma uns charros ou não, enfim todo um corolário de requisitos para que o filhote siga no bom caminho.
     Aos treze anos compete ao rebento, de fazer a sua selecção de Amigos. Aí apresenta-se-lhe toda uma panóplia. Há os amigos da Onça, do burro, do meu amigo, do meu inimigo, da confusão, do subterfúgio, da mentira ( fake news), entre muitas outras castas e ainda os amigos: do alheio.
     E é destes que o CDP, têm que estar atento. Não é que venham apoderar-se de algum velho computador... não !!!
     É que venham “””” CLONAR “”””, o  PROJECTO ORIGINAL DO JOAQUIM JORGE.
     O CDP, foi criado para ser um PALCO para Oradores, Livres e Independentes de Pensamento, capazes de trazer ao debate NOVAS Ideias susceptíveis de serem analisadas e tirar-se-lhes algo de positivo para a nossa necrosada Lusitana, civilização.
     O CDP, não foi criado para servir de cobaia a pensamentos de velhos do Restelo. Esse género de pensadores deve ir Pregar para outra Freguesia, para permitir que os PENSADORES da Primeira Hora deste CLUBE, possam voltar e sentirem-se em casa da FAMÍLIA.
     O verdadeiro PENSADOR, não têm CREDO, nem clube de futebol, nem partido político, É UM HOMEM DO MUNDO, COMO DIZIA SÓCRATES “... !!! O GREGO !!!”.
     Assim: Eu NMF desejo ao CDP, pelo seu 13° Aniversário, que se possa libertar, dos pensadores, retrógrados, sectários e com pensamentos fixos.
     Bem -vindos as Mulheres e Homens de Pensamento Livre.
     Viva o CDP.