11/03/2019

Clube dos Pensadores, no seu 13.ºaniversário, recebe Marisa Matias





O Clube dos Pensadores (CdP) vai comemorar o seu 13.º aniversário, tudo começou em Março de 2006, na altura havia um défice de debate. Apesar de, actualmente, haver debates para todos os gostos, este formato mantém-se pela sua metodologia, apartidarismo, diversidade e interesse.

O CdP vai fazer uma incursão pelas eleições europeias e convidou a bloquista Marisa Matias, anteriormente, já esteve presente aquando das eleições presidenciais.

Joaquim Jorge, fundador do CdP, convidou Marisa Matias, cabeça-de-lista do BE às eleições europeias, para estar presente no dia 18 de Março (segunda-feira) pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia. As eleições europeias realizam-se dia 26 de Maio.

Marisa Matias, actual deputada europeia, vem de um resultado nas eleições presidenciais, muito bom – 10,12%. Anteriormente nas eleições europeias foi eleita com 4,56% numa abstenção, de mais de 65%. As sondagens indicam que pode ter um bom resultado.

Marisa Matias com o seu ânimo, empenho, entusiasmo e capacidade de trabalho pode surpreender. Propõe três prioridades fundamentais: Estado Social, Trabalho e Ambiente.

Defende o Estado Social e os direitos do trabalho, é contra a UE querer entregar aos privados a gestão do SNS e contra uma maior flexibilização das leis laborais, defende um projecto europeu do ambiente e de combate às alterações climáticas.

O CdP ao longo destes 13 anos  ( este debate é o 127.º), sempre lutou contra o desinteresse na política, a favor do debate de ideias, pela dignidade dos cidadãos, contra as injustiças e pelo combate contra os privilégios. Deste modo, será uma oportunidade, para Marisa Matias tomar a palavra e divulgar as suas ideias quando o BE está a festejar os seus 20 anos.

O CdP pugna pela aproximação dos cidadãos e a política procurando fazer ver que as pessoas hoje em dia querem uma relação diferente com a política e os políticos. Portugal não se compadece com eleições só para mudar os lugares.

A caminhada do CdP tem-se feito com muitos custos, sacrifícios, incompreensões, parcos recursos, sem apoios do erário público e é assim que vai continuar, nunca recebeu um euro do Estado. A sociedade civil tem que ter engenho e criatividade sem estar sempre à espera das benesses do Estado.

O CdP é um espaço de reflexão, aberto, para lá das fronteiras físicas e ideológicas. No fundo é uma atitude e reivindica o valor de debater e conversar. Propõe um diálogo aberto, tendo como filosofia: a liberdade, a informação, a análise, a tolerância, a democracia e o respeito pelo outro.

Ao longo destes debates 13 anos passaram pelo CdP figuras ligadas  à política: Marcelo Rebelo de Sousa, Paula Teixeira da Cruz, Pedro Passos Coelho, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, Assunção Cristas, Miguel Cadilhe, Alberto João Jardim, Paulo Portas, Ana Drago, Miguel Relvas, Maria de Belém, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Manuel Alegre, António José Seguro, Pedro Santana Lopes, Jorge Miranda, Teixeira dos Santos, Vasco Cordeiro, entre outros; ligadas ao mundo empresarial: Belmiro de Azevedo, Alexandre Soares dos Santos; ligadas aos sindicatos: Arménio Carlos, Mário Nogueira; ligadas à ciência: Sobrinho Simões e Júlio Machado Vaz; ligadas ao desporto: Vítor Baía e Tiago Monteiro; ligadas à música: Pedro Abrunhosa, Rui Reininho; ligadas à imprensa: Ricardo Costa, Vicente Jorge Silva, Manuel Carvalho, José Manuel Fernandes, José Leite Pereira, Manuel Tavares, entre outros.

Clube dos Pensadores