14/11/2018

Debate com Pedro Abrunhosa, Manuel Serrão e Juca Magalhães



O Clube dos Pensadores, pela bitola de Joaquim Jorge reuniu pelo seu 125.º debate, Pedro Abrunhosa, Manuel Serrão e Juca Magalhães, numa afirmação do Norte e do Porto. 

Joaquim Jorge convidou o Pedro porque frequentemente encontra-se nas férias com ele, são amigos, é um músico e compositor de eleição,  já tinha estado no clube em Maio de 2010. Manuel Serrão é amigo de longa data de Joaquim Jorge chegando a jogar futebol salão na sua equipa Dragões 85, com êxito considerável, indo sempre aos lugares de topo. Serrão personifica os adeptos portuenses e a sua forma de ser antes quebrar que torcer.Juca Magalhães que Joaquim Jorge não tem tanta confiança , mais low-profile, mas alguém que lidera um projecto que é o Porto Canal de afirmação das gentes do Norte.

Sala repleta com um enorme interesse, a plateia muito interventiva e a bater palmas constantemente, ao que ouvia e apreciava.O discurso contra o centralismo e contra Lisboa colhe nos portuenses. 

Pedro Abrunhosa falou na "corte de Lisboa" e contou um episódio do lançamento do seu último trabalho, em que o fez no Porto e a ausência de inúmera comunicação social, sendo obrigado pelos produtores a fazer um evento em Lisboa. O seu novo trabalho intitula-se  Amor em Tempo de Muros ft. Lila Downs e uma das faixas terá a participação de Carla Bruni.

Manuel Serrão evocou que fala-se sempre em descentralização, mas tudo não passa do papel, dando um exemplo concreto na aprovação de um parque de estacionamento junto à Alfândega não andar para a frente porque precisa da aprovação de um senhor de Lisboa. Aproveitou como sempre para mandar umas farpas ao Benfica.

Juca Magahães salientou que as dificuldades de afirmação do Norte e do Porto passa também por culpa própria, em que devemos fazer uma reflexão aturada e procurar investir na imprensa do Norte.

Uma noite memorável para o Clube dos Pensadores que também sente a dificuldade de ser feito a Norte, apesar de estar a falar para o país.

Antes do debate propriamente dito, houve um jantar privado  com muitos amigos do Clube com a presença de Pedro Abrunhosa, Manuel Serrão e o anfitrião Joaquim Jorge. Juca Magalhães não esteve presente  por afazeres profissionais mas à hora marcada para o debate lá estava presente para a palestra.

Até breve,

CdP